Linhas de veículo
O portfólio de chassis de ônibus escolares Mercedes-Benz, que são encarroçados por empresas especializadas do setor, é formado pelos modelos LO 916 R/ LO 916 , compatível com as especificações dos modelos ORE 1, 2 e ONUREA e o OF 1519 R para ORE 3.
Os chassis de ônibus da marca são reconhecidos no transporte escolar em regiões de difícil acesso pela força, robustez e resistência para as aplicações mais severas. Eles são vocacionados para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, além do uso em áreas urbanas.
Escolar
Sobre o Ônibus Escolar Rural e Urbano
A Mercedes-Benz é uma tradicional fornecedora de ônibus escolares, asseguramos às prefeituras e estados o alto padrão de qualidade, conforto e segurança dos chassis de ônibus da marca, além do atendimento da ampla rede de concessionários em todo o território nacional.O portfólio de chassis de ônibus escolares Mercedes-Benz, que são encarroçados por empresas especializadas do setor, é formado pelos modelos LO 916 R/ LO 916 , compatível com as especificações dos modelos ORE 1, 2 e ONUREA e o OF 1519 R para ORE 3.
Os chassis de ônibus da marca são reconhecidos no transporte escolar em regiões de difícil acesso pela força, robustez e resistência para as aplicações mais severas. Eles são vocacionados para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, além do uso em áreas urbanas.

Destaques
Características específicas para transporte escolar
Com PBT de 9,4 toneladas, entre eixos de 4,2 e 4,8 metros e de 7,5 a 9,2 metros de comprimento, o LO 916 / LO 916 R oferecem de 24 à 44 assentos para estudantes, mais o banco do motorista. Já o OF 1519 R, com PBT de 15 toneladas, entre eixos de 6 metros e 10,8 metros de comprimento, permite carroçarias com até 60 assentos para os alunos.
Os chassis Mercedes-Benz possuem características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteiras e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto) e podendo receber para-choques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).
Com PBT de 9,4 toneladas, entre eixos de 4,2 e 4,8 metros e de 7,5 a 9,2 metros de comprimento, o LO 916 / LO 916 R oferecem de 24 à 44 assentos para estudantes, mais o banco do motorista. Já o OF 1519 R, com PBT de 15 toneladas, entre eixos de 6 metros e 10,8 metros de comprimento, permite carroçarias com até 60 assentos para os alunos.
Os chassis Mercedes-Benz possuem características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteiras e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto) e podendo receber para-choques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).
Os chassis de ônibus escolares da Mercedes-Benz são equipados com o motor OM 924 LA, nas versões de 163 cv (LO)185 cv (OF). Com tecnologia BlueTec 6, esse motor assegura baixo consumo de combustível, reduzindo o custo operacional para os órgãos públicos, além de atender à norma de emissões EURO VI.
Esse motor da família BR 900 é o mesmo já utilizado com amplo êxito em ônibus e caminhões, garantindo ampla disponibilidade, com manutenção simples e fácil reposição de peças. Dessa forma, atende às demandas de oficina das prefeituras e as de qualidade e confiabilidade do transporte escolar para os prefeitos e secretários de educação.
Esse motor da família BR 900 é o mesmo já utilizado com amplo êxito em ônibus e caminhões, garantindo ampla disponibilidade, com manutenção simples e fácil reposição de peças. Dessa forma, atende às demandas de oficina das prefeituras e as de qualidade e confiabilidade do transporte escolar para os prefeitos e secretários de educação.
Os chassis Mercedes-Benz também são reconhecidos no transporte escolar pelo ótimo nível de conforto oferecido tanto aos estudantes, quanto aos motoristas.
Os chassis LO´s são um micro-ônibus consagrado no mercado pela melhor posição para o motorista. Graças à localização do motor e do eixo dianteiro, o motorista fica confortavelmente posicionado em relação à porta de entrada do veículo. Isso resulta em melhor ergonomia, com facilidade de acesso ao posto de comando.
Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, os chassis Mercedes-Benz oferecem excelente manobrabilidade, característica especialmente importante em estradas vicinais e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.
O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar mais à condução do ônibus.
Os chassis LO´s são um micro-ônibus consagrado no mercado pela melhor posição para o motorista. Graças à localização do motor e do eixo dianteiro, o motorista fica confortavelmente posicionado em relação à porta de entrada do veículo. Isso resulta em melhor ergonomia, com facilidade de acesso ao posto de comando.
Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, os chassis Mercedes-Benz oferecem excelente manobrabilidade, característica especialmente importante em estradas vicinais e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.
O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar mais à condução do ônibus.
Os estudantes também são beneficiados pela disposição do motor e da porta de entrada do LO’s e OF’s, desfrutando de uma ampla área de acesso, o que agiliza e facilita o embarque e desembarque, assim como o acesso ao corredor central.
A parceria com encarroçadoras resultou numa carroceria que assegura conforto, segurança e acessibilidade aos alunos. Dois assentos reservados a portadores de necessidades especiais contam com cintos de segurança de 4 pontos. Todos os bancos dispõem de porta-pacotes vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas.
Os ônibus podem ser equipados com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção. Isso significa transporte acessível e seguro para todos.
A parceria com encarroçadoras resultou numa carroceria que assegura conforto, segurança e acessibilidade aos alunos. Dois assentos reservados a portadores de necessidades especiais contam com cintos de segurança de 4 pontos. Todos os bancos dispõem de porta-pacotes vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas.
Os ônibus podem ser equipados com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção. Isso significa transporte acessível e seguro para todos.
Quando o assunto é transporte escolar, um item fundamental é a segurança do motorista e dos estudantes.
O sistema de freios e suspensão dos chassis seguem o padrão de qualidade que é um atributo dos produtos Mercedes-Benz. Este conjunto foi concebido para atuar em situações severas do transporte urbano e rural de passageiros.
Itens de série para o OF 1519R e para os LO’s, o exclusivo freio-motor Top Brake melhora sensivelmente a potência de frenagem, economizando combustível, diminuindo o desgaste dos componentes do sistema de freios e prolongando a vida útil dos pneus.
O sistema de freios e suspensão dos chassis seguem o padrão de qualidade que é um atributo dos produtos Mercedes-Benz. Este conjunto foi concebido para atuar em situações severas do transporte urbano e rural de passageiros.
Itens de série para o OF 1519R e para os LO’s, o exclusivo freio-motor Top Brake melhora sensivelmente a potência de frenagem, economizando combustível, diminuindo o desgaste dos componentes do sistema de freios e prolongando a vida útil dos pneus.
Assim como o motor, os demais agregados dos chassis escolares são reconhecidos pela resistência, durabilidade, confiabilidade, qualidade, facilidade de manutenção e de reposição de peças.
Os pneus de maior banda de rodagem no LO 916 R são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, os chassis da marca para aplicações rurais se destacam por itens como filtro de ar com elemento de segurança e tacógrafo digital.
A Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência do Grupo Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus da marca Mercedes-Benz. Como decorrência dessa especialização, os componentes de seus veículos são testados para as condições brasileiras de operação, com todas as variedades de pavimento, topografia, clima e condições de tráfego.
Os pneus de maior banda de rodagem no LO 916 R são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, os chassis da marca para aplicações rurais se destacam por itens como filtro de ar com elemento de segurança e tacógrafo digital.
A Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência do Grupo Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus da marca Mercedes-Benz. Como decorrência dessa especialização, os componentes de seus veículos são testados para as condições brasileiras de operação, com todas as variedades de pavimento, topografia, clima e condições de tráfego.
Planos de manutenção e garantia estendida
Os Planos de Manutenção Mercedes-Benz incluem manutenções preventivas e corretivas em toda a rede de concessionários no território nacional, com mão de obra qualificada e peças homologadas, assegurando previsibilidade e menor custo operacional para o transportador. Diversas modalidades de planos garantem atendimento às condições de cada operação. Garantia Estendida, com até dois anos de proteção adicional, proporciona tranquilidade, segurança e mantém o veículo sempre novo.
