Tecnologia

Eletromobilidade de produção em série

Novos desafios oferecem novas oportunidades

O eO500U está pronto para ser produzido em série. Todas as principais etapas do desenvolvimento foram concluídas – os testes realizados na Alemanha e também na maior pista de testes do hemisfério sul em Iracemápolis comprovam isso claramente. Desde o sistema de propulsão, com dois motores elétricos, e a tecnologia de baterias até os detalhes relacionados com a segurança. O eO500U da Mercedes-Benz do Brasil, referência em todos os aspectos, é, portanto, idealmente adequado para ser utilizado nas frotas das empresas de transporte urbano de passageiros.

Sistema de propulsão elétrica.

Contrariamente a um motor de combustão interna, um motor elétrico pode ser instalado praticamente em qualquer local no veículo. A Mercedes-Benz optou por um design compacto e comprovado, o eixo de tração ZF AVE 130 com dois motores elétricos instalados junto aos cubos das rodas, um conceito que já foi aplicado em outros modelos da marca na Europa. Neste conceito de eixo elétrico, um motor assíncrono com potência de 125 kW e refrigerado com líquido de arrefecimento é instalado junto a cada roda. O eixo tem uma potência total de até 250 kW (340 cv) com um torque de 2 x 485 Nm, e graças à relação redutora, pode atingir até 2 x 11.000 rpm nas rodas. O espaço de instalação que foi liberado devido à ausência do motor de combustão interna e da caixa de velocidades é utilizado para acomodar os sistemas elétricos e eletrônicos.

Tecnologia da bateria.

As empresas de transporte podem adaptar a configuração das baterias e as estratégias de carregamento aos seus requisitos individuais, de acordo com o tipo de utilização. Isto é possível através do conceito modular do eO500U, que atende às demandas específicas de cada operação.
As baterias NMC foram desenvolvidas para fornecer uma grande capacidade de armazenamento de energia e atender a autonomia necessária na operação de transporte urbano.

Distribuição de Peso.

Devido às suas baterias, os veículos urbanos totalmente elétricos chegam com mais peso às ruas. A Mercedes-Benz conta com uma distribuição ponderada do peso dos componentes do eO500U. Isto aplica-se, por exemplo, à posição e quantidade variável dos pacotes de baterias no teto e à colocação de outros módulos de baterias na traseira. Além do mais, é utilizado um eixo dianteiro com 8,2 toneladas de carga máxima autorizada e 13,0 toneladas para o eixo traseiro.