
Mercedes-Benz lança chassi de micro-ônibus e traz mais novidades ao portfólio BlueTec 6
- Novo LO 1116 tem capacidade para até 50 passageiros na versão urbana e até 40 assentos na aplicação rodoviária
- Marca leva mais lançamentos ao maior evento de ônibus da América Latina: OF 1619 L com suspensão pneumática, OF 1621 para fretamento contínuo, OF 1726 L com caixa automatizada Mercedes-Benz, O 500 RSD de 450 cv com pacote de segurança de série mais amplo e articulados O 500 UA e UDA com tecnologia BlueTec 6
- Novidades ampliam e consolidam o maior portfólio de ônibus urbanos e rodoviários do Brasil
É da Mercedes-Benz o maior e mais completo portfólio de ônibus urbanos e rodoviários do País. Esse posicionamento de mercado está novamente em evidência na LatBus 2024, o maior evento do setor de ônibus na América Latina, que será realizado, entre 6 e 8 de agosto, na São Paulo Expo, na capital paulista.
A participação da marca está repleta de lançamentos e novidades ligados à linha de chassis BlueTec6: novo chassi de micro-ônibus LO 1116, OF 1619 L com suspensão pneumática, OF 1621 para fretamento contínuo, OF 1726 L com caixa automatizada, O 500 RSD com pacote de segurança de série mais amplo e articulados O 500 UA e UDA.
“Nós nunca paramos de inovar e aprimorar a nossa linha de chassis de ônibus. A tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), por exemplo, está presente hoje em toda a nossa linha de urbanos e rodoviários”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com isso, entregamos soluções eficientes e rentáveis aos clientes, com motores que se destacam pelo baixo índice de emissões de poluentes como Óxidos de Nitrogênio e Material Particulado. Dessa forma, contribuímos para a preservação do meio ambiente e a qualidade do ar e, consequentemente, para a mobilidade sustentável”.
Lançamentos da Mercedes-Benz na LatBus 202
LO 1116 – Novo modelo de chassi LO para o segmento de micro-ônibus, já atendido pela Mercedes-Benz com o consagrado LO 916. O novo LO 1116 tem capacidade técnica de 10,8 toneladas de PBT (1,4 tonelada a mais que o LO 916), podendo receber carrocerias de 9,2 metros de comprimento (entre-eixos de 4.800 mm) ou de 10,4 metros (entre-eixos de 5.500 mm; neste caso, 1,2 metro a mais em relação ao LO 916). Para as aplicações urbanas, com entre-eixos de 4.800 mm, a lotação chega até 50 passageiros (ganho de 15 a 20 aproximadamente) e para aplicação rodoviária em fretamento e transporte executivo, com entre-eixos de 5.500 mm, a capacidade varia de 36 a 40 assentos (ganho de 4 a 8 assentos).
OF 1619 L com suspensão pneumática – Com esse lançamento, a Mercedes-Benz completa o portfólio de chassis de ônibus da linha OF com suspensão pneumática integral. Essa solução proporciona maior conforto para a operação do veículo, maior facilidade de manutenção e melhor acessibilidade dos passageiros, devido à menor altura de degraus em 50 mm, na comparação com a versão de suspensão metálica.
OF 1621 – Modelo único no mercado, desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos. Como resultado, o OF 1621 pode receber carrocerias de até 12,5 metros, permitindo configuração até 48 assentos, atendendo demanda de fretamento de funcionários de empresas, indústrias e outras demandas corporativas.
OF 1726 L com nova caixa de transmissão automatizada Mercedes-Benz – Disponibilidade da caixa automatizada MB G90 sem pedal de embreagem para o chassi OF 1726 L. Essa novidade também pode ser aplicada aos modelos OF 1619 e OF 1721, proporcionando melhor conforto e maior segurança na condução dos ônibus nas viagens urbanas e rodoviárias, devido às trocas automatizadas das marchas.
O 500 RSD 2445 com pacote de segurança de série mais amplo – Com o objetivo de oferecer um nível ainda maior de segurança para os chassis de ônibus rodoviários pesados, a Mercedes-Benz está equipando o O 500 RSD de 450 cavalos com um pacote de segurança de série mais completo. Destaque para itens de avançada tecnologia, como o ABA5 (frenagem de emergência), LDWS (leitor de faixa), ACC (piloto automático adaptativo) e IHC (farol alto inteligente). Essa novidade amplia o nível de segurança para passageiros e o motorista, além de contribuir para maior desempenho e conforto n este segmento de transporte rodoviário de passageiros.
O 500 UA/UDA – Os modelos de chassis de ônibus articulado (O 500 UA) e superarticulado (O 500 UDA) complementam o portfólio BlueTec6. As versões de Piso Baixo e Piso Alto podem receber carrocerias de 18 a 23 metros, sendo ideais para aplicação em corredores, faixas exclusivas e sistemas BRT de alta demanda de passageiros. Os superarticulados O 500 UDA BlueTec 6 são uma exclusividade da Mercedes-Benz no mercado, com a maior capacidade de transporte no segmento urbano, entre 170 a 200 passageiros, conforme a configuração interna do ônibus.
Chassis LO e OF são reconhecidos pelo baixo custo operacional
“A preferência dos clientes pelos nossos chassis das linhas LO e OF deve-se a vários diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, baixo custo operacional, disponibilidade e confiabilidade no transporte urbano e rodoviário de passageiros, como nas operações de fretamento”, destaca Walter Barbosa. “Além disso, nossos ônibus oferecem alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”.
O 500 rodoviário é referência em tecnologias de segurança
“Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários da família O 500 reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e com o ecossistema do transporte responsável”, ressalta Walter Barbosa. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus no Brasil, fato que se confirma há quase 70 anos no País”.
A linha Mercedes-Benz O 500 de chassis de ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias e para operações de fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4x2, 6x2 e 8x2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.
O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários O 500 Mercedes-Benz, disponíveis como série ou opcionais, inclui:
- ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
- IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
- Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
- Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
- Freio de estacionamento com comando eletrônico.
- ESS, sinalização de parada de emergência.
- Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
- Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
- Piloto automático de velocidade.
- Sistema de auxílio em rampa.
- Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
- Sistema anti-tombamento.
- EBS – sistema eletrônico de freios.
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
- ESP – controle eletrônico de estabilidade.
- Freio a disco ou tambor.
- SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
- Preparação para inibidor de partida.
Chassis a diesel BlueTec6 expostos na feira LatBus:
- Novo LO 1116 tem capacidade para até 50 passageiros na versão urbana e até 40 assentos na aplicação rodoviária
- Novo OF 1619 L com suspensão pneumática integral
- OF 1621 para fretamento contínuo
- OF 1726 L com caixa automatizada da marca
- O 500 RSD de 450 cv com pacote de segurança de série mais amplo