Mercedes-Benz é destaque no Ranking TOP Open Corps 2023
25/10/2023
Corporativo

Mercedes-Benz é destaque no Ranking TOP Open Corps 2023

  • Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa é premiada no ranking das fabricantes de veículos comerciais entre as que mais interagem com startups no Brasil
  • Ranking reconhece, anualmente, as empresas que mais praticam inovação aberta com startups
  • Mercedes-Benz atua com foco num ecossistema dedicado à inovação, seguindo as transformações digitais e a sociedade colaborativa e cooperativa

A Mercedes-Benz do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo, foi premiada como a fabricante de caminhões e ônibus que mais interage com startups no País. Em evento realizado no último dia 18 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, ela foi eleita o principal destaque do segmento de veículos comerciais (caminhões e ônibus) no Ranking TOP Open Corps 2023 na categoria Indústria Automotiva. Esse evento é realizado pela 100 Open Startups, plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que elege as empresas que mais praticaram inovação aberta com startups no País a cada ano.

Esse ranking é construído a partir de critérios objetivos, com base nos relacionamentos estabelecidos entre as corporações e as startups. A lista reconhece e premia as empresas líderes em inovação aberta e também as startups mais atraentes para o mercado corporativo.

“É uma honra sermos reconhecidos, pela terceira vez seguida, por nosso relacionamento com startups. Acreditamos na potência dessas parcerias e trabalhamos para construir um ecossistema dedicado à inovação, seguindo as transformações digitais e a sociedade colaborativa e cooperativa. Além disso, essa premiação reafirma a nossa vocação para soluções inovadoras que agregam cada vez mais valor aos nossos produtos, serviços e negócios”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Sempre acompanhamos com atenção o movimento no ecossistema, em busca de novas formas de oferecer soluções para nossos clientes e também para os colaboradores. Por meio de iniciativas de relacionamento com startups, promovemos a cultura de inovação, experimentação de novas tecnologias e soluções, com o foco em eficiência, em novos modelos de negócio e na atuação em novos mercados. E isso é possível porque cada vez mais os times das áreas de negócios da Mercedes-Benz do Brasil estão se envolvendo e extraindo valor dessa relação para capturarem novas oportunidades", diz Cristiane Bulchi, gerente de planejamento de TI da Mercedes-Benz do Brasil.

Aceleradora de startups

Encontrar novas soluções assertivas para as necessidades dos clientes com a agilidade imposta pela velocidade das transformações é prioridade para a Mercedes-Benz do Brasil. Por entender que o trabalho colaborativo é o caminho para fomentar a inovação, a empresa tem investido no fortalecimento do relacionamento com startups.

Desde 2016, a empresa é parceira da Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups a grandes empresas no Brasil. Mais de 140 corporações participam desse hub, com mais de 480 startups envolvidas em diversos ciclos de aceleração.

Nesse tempo, a Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu diferentes frentes de iniciativas de inovação aberta, dentre elas o programa exclusivo Movemosomundo.com.vc que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto com as áreas de negócio.

Como principais resultados dos ciclos de aceleração, a empresa já desenvolveu relações com parceiros como 2solve, Aevo, Autoforce, BeGreen, BioMarkerAi, Checklist Fácil, DriveOn, Evoy, Fretadão, Greenplat, Gupy, Grunner, JettaCargo, Lume Robotics, entre outras.

Sobre o Ranking TOP Open Corps 2023

Esse ranking reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano. Além das TOP 100, também foram reconhecidas as líderes em inovação aberta em 30 categorias de mercado. 

Considerando a categoria Automotivo e Veículos, as corporações TOP 10 foram responsáveis por 55% dos relacionamentos com startups identificados no setor. Neste ano, o Ranking 100 Open Startups identificou 57 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ciclo (de julho de 2022 a junho de 2023), o que elevou para 132 o número de Open Corps do setor Automotivo e Veículos identificadas no País – isso equivale a 2,6% de todas as companhias que fizeram inovação aberta com as startups no Brasil neste período.

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais 100 mil acordos de open innovation e R$ 7 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 32 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há quase 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. 

Cristiane Bulchi, gerente de planejamento de TI da Mercedes-Benz do Brasil
Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil