Mercedes-Benz do Brasil é a maior vencedora do Prêmio REI 2021
05/08/2021
Corporativo

Mercedes-Benz do Brasil é a maior vencedora do Prêmio REI 2021

  • Empresa venceu nas três categorias em que concorria: Empresa do Ano Veículos Pesados, Distribuição e Pós-Venda, além de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental
  • Em 11 anos de premiação, edição 2021 teve recorde de votos, ultrapassando 39,7 mil, um aumento de 80% em relação a 2020

O resultado do Prêmio REI 2021 (sigla para Reconhecimento à Excelência e Inovação), anunciado em 3 de agosto no evento online #ABPlan 2021 – Planejamento Automotivo, consagrou a Mercedes-Benz do Brasil como a maior empresa ganhadora deste ano, com reconhecimento geral nas três categorias em que concorria: Empresa do Ano Veículos Pesados; Distribuição e Pós-Venda, com o case Showroom Virtual Star Online; e Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, com o case Unidades Móveis de Saúde, mostrando o compromisso contínuo com a inovação, com o melhor atendimento aos clientes e com o bem-estar da sociedade. 

“É uma enorme satisfação para todos nós da Mercedes-Benz recebermos essas três premiações. Uma delas, em especial, Empresa do Ano, reflete o nosso propósito de trabalhar para todos que movem o mundo. Nesses 65 anos da Mercedes-Benz no Brasil evoluímos constantemente, oferecendo as melhores soluções de produtos, serviços para nossos clientes, bem como a nossa contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do setor automotivo brasileiro. Os três cases vencedores são motivo de muito orgulho para nós, pois estão em sintonia com o cenário mundial de mudanças e desafios que vivemos com a chegada dos avanços tecnológicos e com a pandemia da COVID-19, que impactaram os negócios globalmente”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

O Prêmio REI é uma iniciativa da Automotive Business que destaca empresas, projetos e pessoas que geram novos valores à indústria automotiva, mobilidade e sociedade. É um reconhecimento aos profissionais e organizações que assumem o protagonismo da transformação tecnológica e social pela qual o mundo vem passando para gerar impacto positivo com novas soluções. São 5 categorias, com 12 subcategorias, e, somente na edição de 2021, bateu o recorde de votos em 11 anos de premiação, com mais de 39,7 mil, um aumento de 80% em relação a 2020.

Atuação vencedora em inovação, atendimento ao cliente e bem-estar da sociedade

As iniciativas que colocaram a Mercedes-Benz do Brasil em destaque no Prêmio REI são uma amostra da abordagem de inovação e geração de valor contínuo da Empresa. “Hiperconectividade, tecnologia digital, dados na nuvem e a Internet das Coisas são elementos da Indústria 4.0 que já são uma realidade na Mercedes-Benz do Brasil. Lançamos um Showroom Virtual para garantir a proximidade dos clientes com nossa marca em meio ao isolamento social que vivemos durante a pandemia e criamos um projeto junto a diversos parceiros que adaptou nossos veículos em Unidades Móveis de Saúde, dando suporte não só ao atendimento e diagnóstico da COVID-19, mas agora também à vacinação”, comenta Deppen.

O destaque como Empresa do Ano Veículos Pesados foi resultado do investimento para a transformação tecnológica da fábrica de São Bernardo do Campo na primeira Linha de Chassis de Ônibus 4.0 da Daimler no mundo, que registra ganhos de 12% na eficiência produtiva e 25% em logística. Em 2020, mesmo diante da pandemia, a Companhia seguiu com seu plano de investimentos de R$ 2,4 bilhões no país, que é o 1º mercado da Daimler Truck no mundo.

Quanto ao Showroom Virtual Star Online, que deu à Empresa o prêmio na categoria Distribuição e Pós-Venda, trata-se de uma iniciativa inédita no país, lançada em maio de 2020, inserida no contexto estratégico da marca e do conceito de fábrica, concessionários, serviços e clientes 4.0. No canal de vendas, o cliente tem acesso a mais de 2 mil ofertas da linha zero km de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, e da linha Sprinter. A inovação no segmento de pesados criou um novo ambiente para o relacionamento com os clientes em meio ao isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, proporcionando uma experiência completa de contato com os concessionários da marca no conforto e segurança. A solução passou a fazer parte da estratégia comercial da Mercedes-Benz, uma vez que teve grande aceitação por parte dos clientes dadas a agilidade e praticidade durante a jornada de compra de peças e serviços, linhas de crédito do Banco Mercedes-Benz, planos de consórcio e modelos usados oferecidos pela SelecTrucks. Em menos de um ano e meio, a plataforma recebeu mais de 1,6 milhão de visitas e, ao menos, uma venda é realizada por dia.

Já na iniciativa de investimento em Unidades Móveis de Saúde no Brasil, case vencedor na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, a Mercedes-Benz assumiu o desafio de levar saúde à população a bordo de seus veículos. Um grupo de colaboradores que participou do programa de inovação da empresa planejou a iniciativa que deu origem às Unidades Móveis de Saúde. A Companhia entrou com o gerenciamento do projeto e se uniu à Associação Beneficente Ebenezer (CIES Global), que presta serviços à Prefeitura de São Paulo; à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo); ao DEG, órgão ligado ao Banco de Desenvolvimento KfW; à Fleximedical e à Siemens Healthineers, para juntos desenvolverem a primeira Unidade Móvel de Tomografia. Puxada pelo caminhão Novo Actros e utilizada como apoio ao diagnóstico da COVID-19, ela entrou em ação em setembro de 2020 e já realizou mais de 4 mil exames. No total, o projeto investiu € 5,5 milhões em oito unidades móveis, que serão transportadas por caminhões da marca e atenderão populações em situação de vulnerabilidade social pelo Brasil. Além de tomografias, as unidades vão abranger especialidades como oncologia, oftalmologia, odontologia, ginecologia e pequenas cirurgias. Este ano, a iniciativa alavancou e serão doados dois ônibus para a Cruz Vermelha para dar apoio à vacinação contra o novo coronavírus. Outras organizações parceiras desse projeto são a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Renovatio, SAS Brasil e o Instituto Luz para Vida.

Showroom Virtual
Unidade Móvel de Saúde SAS Brasil
Unidade Móvel de Saúde Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Unidade Móvel de Tomografia CIES Global
Unidade Móvel de Tomografia CIES Global
Unidade Móvel de Tomografia CIES Global
Unidade Móvel de Vacinação Cruz Vermelha
Karl Deppen, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina