Mercedes-Benz apoia clientes na transição para os caminhões Euro 6
07/11/2022
Caminhões

Mercedes-Benz apoia clientes na transição para os caminhões Euro 6

A chegada ao mercado dos caminhões 2023 com motores Proconve P8 (Euro 6) será tranquila para os clientes Mercedes-Benz. Mais uma vez, como ocorre há 66 anos no Brasil, a Empresa apoia os frotistas e autônomos num momento de transição de tecnologias e veículos.

A principal novidade das novas linhas Accelo, Atego, Actros e Arocs é o lançamento da exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, uma solução robusta, eficiente e confiável da marca.

“As novas linhas 2023 de caminhões e também de ônibus, com tecnologia BlueTec 6, asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). Além disso, o novo motor OM 471 do Actros e do Arocs reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor Euro 5”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Muito importante para os nossos clientes é que incorporamos o sistema de pós-tratamento BlueTec 6 nos motores da nossa atual linha de caminhões. Ou seja, nos veículos que eles já conhecem muito bem, utilizam e confiam”, afirma Roberto Leoncini. “Além de atender à legislação de emissões, a linha 2023 reduz o consumo de combustível e os custos operacionais, mantendo a facilidade de manutenção e a ampla disponibilidade de peças que são reconhecidas pelos gestores de frota e pessoal de oficina”.

Tecnologia amplamente testada dentro da realidade do Brasil

Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6 foram cerca de 7 milhões de km rodados em testes no Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis (SP) e nas ruas e estradas, sendo quase 2 milhões em operações reais de clientes de setores como mineração, pedreiras, grãos, madeira e cana-de-açúcar.

“Esse intenso programa de desenvolvimento e testes resultou na nova linha de caminhões, que segue oferecendo aos clientes o reconhecido padrão elevado de qualidade, robustez, eficiência, economia e rentabilidade”, diz Roberto Leoncini. “E mais: a Mercedes-Benz tem tecnologia para seguir buscando mais vantagens para os transportadores, como ocorreu, por exemplo, com a redução de até 8% no consumo de combustível do OM 471 LA, o estado da arte do motor de caminhão disponível hoje no mundo”.

BlueTec 6 assegura redução de emissões

A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz é uma combinação aplicada aos motores da marca que resulta numa solução robusta de pós-tratamento. Ela é formada por quatro módulos: DOC (Catalisador de Oxidação), DPF (Filtro de Partículas), SCR (Redução Catalítica Seletiva) e ASC (Catalisador de Amônia). “É a atuação conjunta dos quatro componentes que permite atender aos requisitos do Proconve P8 (Euro 6), reduzindo drasticamente as emissões de poluentes”, ressalta Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, o BlueTec 6 demanda baixa manutenção. Para sua eficiência e confiabilidade é necessário apenas que os clientes utilizem diesel S10 e façam a manutenção do Filtro de Partículas (DPF), bem como a substituição quando necessário, seguindo as recomendações do manual do veículo.

“A fim de novamente apoiar os clientes, a Mercedes-Benz já incluirá o DPF entre os itens da linha RENOV de peças remanufaturadas, que se destaca no mercado por oferecer custos menores com a mesma qualidade de um produto novo. Isso contribui para a redução de custos operacionais e do TCO, que é o custo operacional total dos caminhões ao longo de sua vida útil”, afirma Jefferson Ferrarez.

Seguindo os princípios de excelência em atendimento e disponibilidade, a Mercedes-Benz está preparada, em sua Central de Peças de Campinas (SP), com mais de 1.500 Peças Genuínas de reposição, exclusivas para o portfólio Euro 6. A Linha RENOV também será ampliada para atender à família Euro 6, estando disponível, ao longo de 2023, cerca de 10 novos itens exclusivos, como motor compacto, câmbio, bomba d’agua e óleo, embreagem, motor de partida e também o Filtro de Partículas (DPF), a fim de garantir o ótimo custo/benefício de manutenção e reparação para toda a linha. Os itens Alliance também serão mantidos para os caminhões Euro 6.

Em termos de serviços, a Mercedes-Benz mantém seu vasto portfólio para os caminhões 2023, assegurando tranquilidade para os clientes. Destaque para os Planos de Manutenção, sistema de telemetria e conectividade Fleetboard para gestão de frota e o MB Uptime, solução que permite antecipar e preparar a manutenção para os clientes. Este serviço ativo avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção do caminhão, evitando paradas não programadas.

As três linhas de peças e todo o portfólio de serviços Mercedes-Benz são disponibilizados aos clientes pela maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do Brasil, com mais de 330 pontos de atendimento: são 180 concessionários, 10 Unidades SelecTrucks, 3 Truck Centers e mais 140 operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes. Com a presença em todos os estados e ampla cobertura territorial, a marca assegura atendimento especializado, conquistando assim a confiança dos clientes.

“Nós temos o portfólio de serviços mais amplo do mercado. Com base nisso, nossa meta é que o cliente alcance cada vez mais disponibilidade com seu caminhão, mais produtividade e mais rentabilidade, além da redução de emissões dentro das exigências da nova legislação”, afirma Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Queremos manter a nossa posição de vanguarda na oferta de produtos inovadores, que efetivamente ajudem os clientes a rentabilizar seus negócios. Neste momento de transição, adequamos o portfólio às novas necessidades tecnológicas para atender a legislação ambiental. Fábrica e a Rede de Concessionários estarão preparadas para levar todo apoio e assistência aos clientes, garantindo a performance e a melhor relação custo/benefício que nossos veículos oferecem”.

Nova linha de caminhões Mercedes-Benz a diesel (Proconve P8 / Euro 6)

Modelo

Motor (Euro 6)

Potência/Torque

Accelo 817

Accelo 1017

Accelo 1317 6x2

 

OM 924 LA

163 cv/610 Nm

Atego 1419

Atego 1719

Atego 1726

Atego 1733

Atego 2429 6x2

Atego 2433 6x2

Atego 3033 8x2

Atego 2730 6x4 P/K/B (*)

Atego 3330 8x4 P/K/B (*)

 

OM 924 LA

OM 924 LA

OM 926 LA

OM 926 LA

OM 926 LA

OM 926 LA

OM 926 LA

OM 926 LA

OM 926 LA

185 cv/700 Nm

185 cv/700 Nm

260 cv/900 Nm

321 cv/1.250 Nm

286 cv/1.100 Nm

321 cv/1.250 Nm

321 cv/1.250 Nm

286 cv/1.100 Nm

286 cv/1.100 Nm

Actros 2045 4x2

Actros 2548 6x2

Actros 2553 6x2

Actros 2651 6x4

Actros 2653 6x4

 

OM 460 LA

OM 460 LA

OM 471 LA

OM 460 LA

OM 471 LA

449 cv/2.200 Nm

479 cv/2.300 Nm

530 cv/2.600 Nm

495 cv/2.400 Nm

530 cv/2.600 Nm

Arocs 3351 6x4 P/K/S (*)

Arocs 4151 6x4 K (*)

Arocs 4851 8x4 K (*)

OM 460 LA

OM 460 LA

OM 460 LA

495 cv/2.400 Nm

495 cv/2.400 Nm

495 cv/2.400 Nm

(*) P = Plataforma / K = Basculante / B = Betoneira / S = Cavalo mecânico