
Mercedes-Benz apoia clientes na transição para os caminhões Euro 6
- Tecnologia BlueTec 6 para redução de emissões e economia no consumo é incorporada aos caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que o mercado já conhece, assegurando tranquilidade e confiabilidade aos frotistas e autônomos
- Peças Genuínas, RENOV e Alliance ampliam oferta de itens para a linha 2023, com destaque para o Filtro de Partículas remanufaturado
- Serviços de manutenção já são amplamente conhecidos pelos gestores de frota e pessoal de oficina de clientes
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A chegada ao mercado dos caminhões 2023 com motores Proconve P8 (Euro 6) será tranquila para os clientes Mercedes-Benz. Mais uma vez, como ocorre há 66 anos no Brasil, a Empresa apoia os frotistas e autônomos num momento de transição de tecnologias e veículos.
A principal novidade das novas linhas Accelo, Atego, Actros e Arocs é o lançamento da exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, uma solução robusta, eficiente e confiável da marca.
“As novas linhas 2023 de caminhões e também de ônibus, com tecnologia BlueTec 6, asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). Além disso, o novo motor OM 471 do Actros e do Arocs reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor Euro 5”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Muito importante para os nossos clientes é que incorporamos o sistema de pós-tratamento BlueTec 6 nos motores da nossa atual linha de caminhões. Ou seja, nos veículos que eles já conhecem muito bem, utilizam e confiam”, afirma Roberto Leoncini. “Além de atender à legislação de emissões, a linha 2023 reduz o consumo de combustível e os custos operacionais, mantendo a facilidade de manutenção e a ampla disponibilidade de peças que são reconhecidas pelos gestores de frota e pessoal de oficina”.
Tecnologia amplamente testada dentro da realidade do Brasil
Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6 foram cerca de 7 milhões de km rodados em testes no Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis (SP) e nas ruas e estradas, sendo quase 2 milhões em operações reais de clientes de setores como mineração, pedreiras, grãos, madeira e cana-de-açúcar.
“Esse intenso programa de desenvolvimento e testes resultou na nova linha de caminhões, que segue oferecendo aos clientes o reconhecido padrão elevado de qualidade, robustez, eficiência, economia e rentabilidade”, diz Roberto Leoncini. “E mais: a Mercedes-Benz tem tecnologia para seguir buscando mais vantagens para os transportadores, como ocorreu, por exemplo, com a redução de até 8% no consumo de combustível do OM 471 LA, o estado da arte do motor de caminhão disponível hoje no mundo”.
BlueTec 6 assegura redução de emissões
A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz é uma combinação aplicada aos motores da marca que resulta numa solução robusta de pós-tratamento. Ela é formada por quatro módulos: DOC (Catalisador de Oxidação), DPF (Filtro de Partículas), SCR (Redução Catalítica Seletiva) e ASC (Catalisador de Amônia). “É a atuação conjunta dos quatro componentes que permite atender aos requisitos do Proconve P8 (Euro 6), reduzindo drasticamente as emissões de poluentes”, ressalta Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo, o BlueTec 6 demanda baixa manutenção. Para sua eficiência e confiabilidade é necessário apenas que os clientes utilizem diesel S10 e façam a manutenção do Filtro de Partículas (DPF), bem como a substituição quando necessário, seguindo as recomendações do manual do veículo.
“A fim de novamente apoiar os clientes, a Mercedes-Benz já incluirá o DPF entre os itens da linha RENOV de peças remanufaturadas, que se destaca no mercado por oferecer custos menores com a mesma qualidade de um produto novo. Isso contribui para a redução de custos operacionais e do TCO, que é o custo operacional total dos caminhões ao longo de sua vida útil”, afirma Jefferson Ferrarez.
Seguindo os princípios de excelência em atendimento e disponibilidade, a Mercedes-Benz está preparada, em sua Central de Peças de Campinas (SP), com mais de 1.500 Peças Genuínas de reposição, exclusivas para o portfólio Euro 6. A Linha RENOV também será ampliada para atender à família Euro 6, estando disponível, ao longo de 2023, cerca de 10 novos itens exclusivos, como motor compacto, câmbio, bomba d’agua e óleo, embreagem, motor de partida e também o Filtro de Partículas (DPF), a fim de garantir o ótimo custo/benefício de manutenção e reparação para toda a linha. Os itens Alliance também serão mantidos para os caminhões Euro 6.
Em termos de serviços, a Mercedes-Benz mantém seu vasto portfólio para os caminhões 2023, assegurando tranquilidade para os clientes. Destaque para os Planos de Manutenção, sistema de telemetria e conectividade Fleetboard para gestão de frota e o MB Uptime, solução que permite antecipar e preparar a manutenção para os clientes. Este serviço ativo avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção do caminhão, evitando paradas não programadas.
As três linhas de peças e todo o portfólio de serviços Mercedes-Benz são disponibilizados aos clientes pela maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do Brasil, com mais de 330 pontos de atendimento: são 180 concessionários, 10 Unidades SelecTrucks, 3 Truck Centers e mais 140 operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes. Com a presença em todos os estados e ampla cobertura territorial, a marca assegura atendimento especializado, conquistando assim a confiança dos clientes.
“Nós temos o portfólio de serviços mais amplo do mercado. Com base nisso, nossa meta é que o cliente alcance cada vez mais disponibilidade com seu caminhão, mais produtividade e mais rentabilidade, além da redução de emissões dentro das exigências da nova legislação”, afirma Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Queremos manter a nossa posição de vanguarda na oferta de produtos inovadores, que efetivamente ajudem os clientes a rentabilizar seus negócios. Neste momento de transição, adequamos o portfólio às novas necessidades tecnológicas para atender a legislação ambiental. Fábrica e a Rede de Concessionários estarão preparadas para levar todo apoio e assistência aos clientes, garantindo a performance e a melhor relação custo/benefício que nossos veículos oferecem”.
Nova linha de caminhões Mercedes-Benz a diesel (Proconve P8 / Euro 6)
Modelo | Motor (Euro 6) | Potência/Torque |
Accelo 817 Accelo 1017 Accelo 1317 6x2
| OM 924 LA | 163 cv/610 Nm |
Atego 1419 Atego 1719 Atego 1726 Atego 1733 Atego 2429 6x2 Atego 2433 6x2 Atego 3033 8x2 Atego 2730 6x4 P/K/B (*) Atego 3330 8x4 P/K/B (*)
| OM 924 LA OM 924 LA OM 926 LA OM 926 LA OM 926 LA OM 926 LA OM 926 LA OM 926 LA OM 926 LA | 185 cv/700 Nm 185 cv/700 Nm 260 cv/900 Nm 321 cv/1.250 Nm 286 cv/1.100 Nm 321 cv/1.250 Nm 321 cv/1.250 Nm 286 cv/1.100 Nm 286 cv/1.100 Nm |
Actros 2045 4x2 Actros 2548 6x2 Actros 2553 6x2 Actros 2651 6x4 Actros 2653 6x4
| OM 460 LA OM 460 LA OM 471 LA OM 460 LA OM 471 LA | 449 cv/2.200 Nm 479 cv/2.300 Nm 530 cv/2.600 Nm 495 cv/2.400 Nm 530 cv/2.600 Nm |
Arocs 3351 6x4 P/K/S (*) Arocs 4151 6x4 K (*) Arocs 4851 8x4 K (*) | OM 460 LA OM 460 LA OM 460 LA | 495 cv/2.400 Nm 495 cv/2.400 Nm 495 cv/2.400 Nm |
(*) P = Plataforma / K = Basculante / B = Betoneira / S = Cavalo mecânico