
Mercedes-Benz anuncia novidades em peças e serviços para linha de caminhões 2023
- Marca amplia a oferta de soluções customizadas, atendendo novas demandas dos clientes
- Garantia de dois anos para peças aplicadas nas oficinas dos concessionários
- Empresa utiliza o moderno recurso da Realidade Virtual para demonstrar o sistema de pós-tratamento dos motores Euro 6, tecnologia responsável pela redução de poluentes
- Mercedes-Benz oferece preços especiais para Planos de Manutenção adquiridos juntamente com caminhões na Fenatran
- Clique AQUI e acesse o conteúdo completo da Mercedes-Benz do Brasil na Fenatran 2022 – incluindo fotos e vídeos
Juntamente com sua nova linha de caminhões 2023 – que se destaca pelos motores com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à legislação Proconve P8 (Euro 6) – a Mercedes-Benz anuncia novidades em peças e serviços. O objetivo é oferecer soluções customizadas para as diversas demandas dos clientes, com competitividade e eficiência, visando sempre a sua satisfação e fidelidade.
Os novos destaques e diversos diferenciais do portfólio da marca serão apresentados na Fenatran 2022, em São Paulo, entre 7 e 11 de novembro. Entre eles: lançamento de garantia de dois anos para peças e uso da Realidade Virtual para demonstrar o sistema de pós-tratamento dos motores Euro 6. Além disso, a Mercedes-Benz lança uma promoção com preços especiais para Planos de Manutenção durante o evento.
“Nós temos o portfólio de serviços mais amplo do mercado. Com base nisso, nossa meta é que o cliente alcance cada vez mais disponibilidade com seu caminhão, mais produtividade e mais rentabilidade, além da redução de emissões dentro das exigências da nova legislação”, afirma Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Queremos manter a nossa posição de vanguarda na oferta de produtos inovadores, que efetivamente ajudem os clientes a rentabilizar seus negócios. Neste momento de transição, adequamos o portfólio às novas necessidades tecnológicas para atender a legislação ambiental. Fábrica e a Rede de Concessionários estarão preparadas para levar todo apoio e assistência aos clientes, garantindo a performance e a melhor relação custo/benefício que nossos veículos oferecem”.
A Mercedes-Benz possui a maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do Brasil, com mais de 350 pontos de atendimento: são 180 concessionários, 10 Unidades SelecTrucks, 3 Truck Centers, 23 Center Bus e mais 140 operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes. Com a presença em todos os estados e ampla cobertura territorial, a marca assegura atendimento especializado, conquistando a confiança dos clientes na marca.
Novidades de peças e serviços são destaques na Fenatran
Uma grande novidade reservada pela Mercedes-Benz para a Fenatran é a garantia de dois anos para as peças aplicadas nas oficinas dos concessionários. Isso assegura mais tranquilidade e satisfação para os clientes, atestando não só a qualidade das peças, como também dos serviços realizados por profissionais da Rede de Concessionários, que são treinados pela fábrica.
A Mercedes-Benz trouxe para seu estande na Fenatran a dinâmica ferramenta digital da Realidade Virtual, utilizando este recurso para demonstrar a tecnologia BlueTec 6 do sistema de pós-tratamento dos motores da linha 2023. Durante o evento, os visitantes têm a possibilidade de verificar, de forma virtual, o funcionamento de um dos principais itens dos veículos Euro 6 responsáveis pela redução das emissões de poluentes. Com essa experiência da Realidade Virtual, o visitante pode observar em detalhes como esse componente age para a redução dos gases poluentes.
Juntamente com a apresentação da sua nova linha de caminhões 2023, a Mercedes-Benz lança uma ação promocional de venda de Planos de Manutenção de fábrica. Serão oferecidos preços especiais para planos adquiridos juntamente com novos caminhões da marca durante a Fenatran.
Serviços de Reparo & Manutenção para Linha 2023 – foco em disponibilidade e produtividade dos caminhões
Planos de Manutenção – Os clientes continuarão contando com as quatro modalidades que já conhecem: Complete, Select, Selec Plus e BestBasic. Para os caminhões Euro 6, os planos terão, basicamente, as mesmas coberturas.
Garantia Estendida – Também seguirá disponível para toda a linha de caminhões Euro 6. Além da garantia contratual de fábrica, o cliente pode contratar a Garantia Estendida por mais dois anos, garantindo mais segurança e tranquilidade em relação a eventuais falhas e/ou defeitos do veículo. Estarão disponíveis as duas versões: Garantia Extended e Extended Plus. As coberturas poderão ser conferidas pelos clientes no site https://showroommercedes-benz.com.br/servicos/garantia-estendida.
Peças – Seguindo os princípios de excelência em atendimento e disponibilidade, a Mercedes-Benz está preparada, em sua Central de Peças de Campinas (SP), com mais de 1.500 Peças Genuínas de reposição, exclusivas para o portfólio Euro 6. A Linha de Peças Renov também será ampliada para atender à família Euro 6, estando disponível, ao longo de 2023, cerca de 10 novos itens exclusivos, como motor compacto, câmbio, bomba d’agua e óleo, embreagem, motor de partida e, principalmente, o Filtro de Partículas DPF, a fim de garantir o ótimo custo/benefício de manutenção e reparação para toda a linha. Os itens Alliance Truck Parts já conhecidos também serão mantidos na linha Euro 6, devendo ser ampliados durante o ciclo de vida dos produtos.
Selo OFF-Road Experts – Juntamente com os novos caminhões Euro 6, a Mercedes-Benz irá lançar o Selo OFF-Road Experts, que valorizará os concessionários que atenderem todos os requisitos de atendimento especializado aos clientes e veículos dos segmentos Off-Road. A Empresa definiu rígidos critérios considerando a gestão, qualificação de mão-de-obra e oferta de soluções customizadas a serem oferecidas pelos concessionários. Inicialmente, o selo será aplicado aos concessionários que atendem ao segmento da mineração, expandido posteriormente aos demais, como cana, madeira e vários outros. Com isso, a Mercedes-Benz busca estabelecer um novo patamar de excelência de atendimento aos clientes desse segmento.
Serviços Digitais 4.0 – a serviço da eficiência e rentabilidade para os clientes
Fleetboard – Entre as soluções digitais da marca disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.
MB Uptime – Na linha de caminhões 2023, este serviço inovador e exclusivo da Mercedes-Benz estará disponível para as famílias Actros e Arocs e, em breve, também para as famílias Atego e Accelo. Assim, esta solução passará a ser disponibilizada para todo o portfólio Mercedes-Benz. Com o MB Uptime, já são mais de 6.500 caminhões ativos e 3.000 clientes. Essa solução permite antecipar e preparar a manutenção para os clientes. O serviço ativo avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção do caminhão, evitando paradas não programadas.
Projeto Conectados – Este serviço de monitoramento e gestão de frotas é realizado pelos concessionários em suas áreas de atuação, por meio de um “mini Uptime Center”. Oferece os serviços do Mercedes-Benz Uptime e do Fleetboard aos seus clientes, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção e reduzindo custos operacionais. Em 2023, a oferta destes serviços será ampliada para a Linha Euro 6, com o lançamento do Uptime para as famílias Atego e Accelo.
Serviços Dedicados – Este modelo inovador de parceria oferece vantagens reais para frotas de caminhões e de ônibus. Com foco no negócio do cliente, sua frota é gerenciada por quem mais entende de Mercedes-Benz: os profissionais da Rede de Concessionários. Com base na análise do perfil do negócio do cliente e de sua frota, é definido o modelo mais adequado a ser implantado, que pode ser um mecânico fixo integral, por demanda, uma oficina volante ou uma consultoria dedicada.
Tag de Pedágio – Outro atrativo destaque da linha 2023 é que todos os caminhões Mercedes-Benz já sairão de fábrica, como item de série, com tag de pedágio. Essa novidade permite o pagamento automático de pedágios, com plano especial e até 1 ano de mensalidades gratuitas. Assim, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso de oferecer serviços que tragam vantagens e facilidades para a gestão de frota dos clientes.
Não parar nas praças de pedágios proporciona ao cliente muito mais que conveniência. Além de encurtar o tempo na viagem, o veículo também economiza combustível ao evitar os picos de consumo durante o anda e para. Outro fator também importante é a segurança, uma vez que o motorista não precisa se preocupar em carregar dinheiro durante suas viagens.
A parceria prevê 12 meses grátis para veículos Mercedes-Benz e 6 meses para os demais modelos dentro da frota do cliente. Após esse período, o valor será fixo, independentemente da quantidade de eixos do seu veículo. E ao ativar o plano, o cliente Mercedes-Benz, além de ganhar até um ano de mensalidades gratuitas, contará também com serviços de pequenos reparos de trincas no vidro do para-brisas e assistência médica com descontos em consultas, exames e medicamentos e com cobertura nacional.
Fleetgreen – A Mercedes-Benz está lançando o Fleetgreen, uma solução integrada com dados de telemetria do Fleetboard para mensurar o carbono emitido durante o transporte de cargas e melhorar a performance das frotas dos clientes. Para isso, a Empresa utiliza a tecnologia já embarcada do Fleetboard numa parceria com a startup GreenPlat. Por meio do processo de aceleração movemosomundocomvc.liga.ventures, foi desenvolvido um algoritmo para monitorar os dados do consumo de gases do efeito estufa. Reforçando o compromisso global da Daimler Truck de trazer soluções aos clientes alinhadas às tendências do mercado, a Mercedes-Benz do Brasil lança este novo modelo de negócio baseado em emissões de carbono, trazendo um impacto positivo ao meio ambiente e para a gestão das frotas dos clientes. O Fleetgreen tem o objetivo de trazer, num futuro próximo, uma solução completa que começa pela medição do transporte e irá até a comercialização do carbono.
Pilares da Assistência Técnica 4.0 para acompanhamento dos novos caminhões
Com o objetivo de identificar rapidamente oportunidades de melhoria em seus caminhões com a nova tecnologia para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6), a Mercedes-Benz realizará um acompanhamento exclusivo dos primeiros veículos vendidos. Para isso, estabeleceu três pilares de acompanhamento.
O primeiro pilar refere-se ao acompanhamento, via MB Uptime e em conjunto com os concessionários e os gerentes de frota dos clientes, sobre as intervenções preventivas e corretivas.
A Consultoria Técnica Gerencial é o segundo pilar, focando na avaliação do desempenho e performance das frotas Euro 6 nos clientes.
Já o terceiro pilar envolve a aplicação dos Óculos de Realidade Aumentada. Além do 0800, essa tecnologia também será utilizada para acompanhamento desses veículos entre o concessionário e a fábrica, aumentando a possibilidade de rápida resolução de um eventual problema na estrada, sem necessidade de remoção do veículo para o concessionário, o que permitirá o retorno mais rápido do caminhão para sua operação.