
Bia Figueiredo leva seu Mercedes-Benz Actros à sexta vitória na Copa Truck 2024 em Tarumã
- Piloto da ASG Motorsport, Bia Figueiredo (#111) lidera a categoria Super Truck Elite, chegando agora a 6 vitórias em 14 corridas em 2024
- Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck
- Assim como no transporte, o Mercedes-Benz Actros é reconhecido pela força, robustez e confiabilidade nas pistas de corrida
Repetindo um excelente desempenho com o Mercedes-Benz Actros nos circuitos do automobilismo, além de manter notável regularidade ao longo do ano, Bia Figueiredo (#111), piloto da ASG Motorsport, conquistou mais uma vitória na Copa Truck 2024. O novo triunfo foi alcançado no domingo, 13 de outubro, na primeira corrida da 7ª etapa da competição, realizada no tradicional Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).
Bia Figueiredo (#111) acumula agora 6 vitórias nas 14 corridas já disputadas este ano, ampliando a liderança na categoria Super Truck Elite com 227 pontos, 33 a mais que o segundo colocado. As duas corridas da 8ª e penúltima etapa da Copa Truck 2024 serão realizadas no dia 17 de novembro, em Curvelo (MG).
“A cada prova, Bia Figueiredo vem reafirmando sua pilotagem excelente, com muita competitividade, levando o nosso Actros ao lugar mais alto do pódio. Estamos muito confiantes no título deste ano, que seria o primeiro de uma mulher nesta competição”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Bia é referência como piloto nas corridas de caminhão, como também pelo seu envolvimento em prol da inclusão das mulheres no universo do automobilismo. Aliás, ela tem entre os seus patrocinadores o Movimento A Voz Delas, iniciativa liderada pela Mercedes-Benz, com envolvimento de várias empresas parceiras, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero”.
Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora
Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport tem nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini(#117) e o paulista Marcio Giordano (#126), que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que são utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo (#111), já integrante da equipe, eles disputam a nova categoria Super Truck Elite.
A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsport estava forte, com Roberval Andrade (#15), Jaidson Zini (#25),Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99).Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024 na categoria Super Truck Pró.
Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.
A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.
Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.
“A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das disputas entre pilotos e marcas”, diz Jefferson Ferrarez. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem então perceber a força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidas pelos motoristas no transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.
Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck
A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.
Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida
Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.
Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.
MirrorCam é inovação pioneira da Mercedes-Benz na Copa Truck
Apresentado nos caminhões Actros da ASG no ano passado, a Mercedes-Benz novamente leva para a Copa Truckdeste ano o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os retrovisores convencionais.
Disponível como opcional para o Actros de transporte, o MirrorCam recebe adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho é executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.