
ASG Motorsport conquista duas vitórias com Mercedes-Benz Actros em Tarumã e mantém liderança da Copa Truck
- Líder da competição na categoria PRO, Roberval Andrade (#15) venceu a segunda corrida da etapa 8, acumulando agora 6 vitórias em 16 corridas neste ano
- Raphael Abbate (#26) foi o vencedor da segunda corrida da etapa 7, obtendo sua primeira vitória na Copa Truck
- Bia Figueiredo (#111) e Daniel Kelemen (#45) estão entre os finalistas da categoria SUPER
Usando a força e o excelente desempenho do seu Mercedes-Benz Actros, Roberval Andrade (#15), da ASG Motorsport, venceu a segunda corrida da etapa 8 da Copa Truck, ontem, 15 de outubro, no Autódromo de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre. Pontuando também em outras provas, manteve assim a liderança na categoria PRO (pilotos com experiência na competição), com 233 pontos, 8 de vantagem sobre o segundo colocado.
As duas corridas da 9ª e última etapa serão realizadas no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, no dia 10 de dezembro. Apenas Roberval e o vice têm chance de título.
Integrante da ASG Motorsport, Raphael Abbate (#26) foi o vencedor da segunda corrida da etapa 7, sábado 14 de outubro, obtendo sua primeira vitória na Copa Truck. Na categoria SUPER (iniciantes na competição), cinco pilotos vão brigar pelo título, entre eles Bia Figueiredo (#111) e Daniel Kelemen (#45), da ASG, também com o Mercedes-Benz Actros.
“Após quatro corridas intensas e emocionantes em Tarumã, num circuito de difíceis ulltrapassagens, o que exige muita habilidade e arrojo dos pilotos e equilíbrio dos caminhões, a Copa Truck 2023 está efetivamente entregando o que se esperava no começo do ano, empolgando os fãs das corridas dos pesados”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse ambiente de alta competitividade, a ASG, com seus Mercedes-Benz Actros, vem se mantendo no pelotão da frente, com Roberval Andrade na posição de líder. Vamos para Interlagos, o grande palco do automobilismo nacional, com a mesma confiança, otimismo e entusiasmo que tivemos ao longo do ano, tanto nos pilotos, quanto no trabalho do time nos boxes e o apoio dos patrocinadores”.
Roberval Andrade também está confiante num ótimo desempenho nas duas provas da última etapa do ano, visando o título da Copa Truck 2023. “Vamos definir em um lugar onde eu gosto muito e onde mais venci na carreira, que é Interlagos”, diz o piloto.
Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora
A ASG Motorsport iniciou parceria com a Mercedes-Benz no ano passado e, com o Actros, foi a campeã. Em 2023, conta com sete pilotos. Roberval Andrade (#15), proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, chegou com um Actros zero km e ganhou a companhia de pilotos que estrearam na competição: Caio Castro (#22), que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo (#111), que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo.
A equipe também conta com os pilotos Jaidson Zini (#25) e Daniel Kelemen (#45), que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99), que estavam ligados a outras equipes em 2022.
Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate e Luiz Lopes participam da categoria PRO (pilotos com experiência na competição). Bia Figueiredo, Caio Castro e Daniel Kelemen disputam a categoria SUPER (iniciantes na Copa Truck).
Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.
A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.
Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck
A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.