Assim funciona o ESP®.
O ESP® monitora, entre outros parâmetros, a aceleração transversal do ônibus. Caso o ônibus atinja, em curvas longas – por exemplo, saídas de estrada – ou em mudanças de faixa rápidas, um estado de condução crítico, a velocidade do veículo é reduzida automaticamente, de forma a restabelecer a estabilidade de condução. O ESP® é comparável com o sistema correspondente utilizado em automóveis, mas oferece funções adaptadas para o serviço em ônibus.
O controle de tração (ASR).
O ASR impede a patinagem das rodas de tração de duas maneiras. Por um lado, com intervenções dosadas na travagem. Por outro, regulando o binário do motor através do pedal do acelerador eletrônico. Mesmo com o acelerador a fundo, o motor em situações críticas disponibiliza apenas a potência que as rodas de tração conseguem transmitir – uma grande vantagem para a segurança de arranque e estabilidade de condução.
No arranque, tanto os binários que atuam sobre as rodas de tração quanto as rotações das rodas são monitorados. A distribuição binário é controlada de forma a impedir a patinagem. Assim, garante-se sempre um fluxo de força ideal.
Portanto, o ASR apoia o condutor ao minimizar a patinagem das rodas de tração na aceleração, e assim o perigo de uma derrapagem lateral da traseira do veículo (tração traseira). Especialmente nos motores de binário elevado, o sistema oferece desta forma mais conforto e segurança.
O sistema de travagem antibloqueio (ABS).
No travamento, todas as forças que atuam sobre as rodas e o comportamento de rolamento são monitorizados continuamente. As forças de travamento que atuam sobre as rodas são distribuídas de forma a impedir o bloqueio das rodas, mantendo a capacidade direcional do veículo.
Em dezembro de 1970, a Mercedes-Benz apresentou o primeiro ABS com regulação eletrônica do mundo – uma revolução na segurança de condução e rodoviária. Através de intervenções eletrônicas seletivas na travagem, consegue-se manter as rodas sem bloqueio permanente. Desta forma é minimizado o risco de perder a estabilidade direcional, e o veículo pode ser direcionado na direção de marcha desejada, mesmo durante uma travagem a fundo. A tecnologia ABS forma a base para outros desenvolvimentos nos sistemas de segurança eletrônicos, tais como o programa eletrônico de estabilidade (ESP®) ou o assistente de travagem (ABS).