São Bernardo do Campo

Inaugurada em 28 de setembro de 1956, a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) foi o ponto de partida da atuação da Empresa no País. Trata-se da maior planta da Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz e a única a produzir, em um mesmo local, caminhões, chassis de ônibus, cabinas e agregados, como motores, câmbios e eixos. No local são fabricados os caminhões das famílias Accelo, Atego, Axor, o Actros e o mais novo lançamento, o Arocs. 

Em março de 2018, foi inaugurada nessa unidade uma nova linha de montagem final de caminhões com conceitos da Indústria 4.0. Totalmente modernizada, essa linha reúne as tecnologias mais avançadas de conectividade, internet das coisas, armazenamento na nuvem, Big Data & Analytics para a produção desde leves a modelos pesados de caminhões.

A fábrica se tornou a primeira Indústria 4.0 do setor automobilístico no segmento de veículos comerciais, revolucionando os sistemas de produção, o ambiente de trabalho e a interface homem e tecnologia. O primeiro produto da marca nessa nova era é o Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil.

Nessa mesma planta do ABC paulista, a Mercedes-Benz do Brasil conta também com um avançado Centro de Desenvolvimento Tecnológico. Com 30 anos de atividades, é o maior do Brasil e o maior da Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz, tornando-se líder em soluções para o ecossistema do transporte responsável e se preparando cada vez mais para um futuro ainda mais sustentável

A unidade brasileira é um dos polos da rede mundial de desenvolvimento da Daimler Trucks, maior fabricante mundial de caminhões. É também o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus, sendo ainda pioneira nos testes com o uso de combustíveis alternativos, como diesel de cana e biodiesel.

Na fábrica de São Bernardo do Campo, a Empresa abriga ainda o Centro de Formação Profissional para aprendizes, uma parceria de mais de 50 anos com o SENAI.