TCO - Total Cost of Ownership - Custo operacional total
Imagine uma grande transportadora necessitando adquirir novos caminhões para atender um contrato de 5 anos para transporte de grãos, ou um pequeno frotista precisando adquirir Vans para ramificar suas entregas dentro da cidade.
Estas e outras situações acontecem dia-a-dia neste fantástico mundo dos transportes, porém, ao se analisar as opções de compras, os clientes se deparam com:
- Preços de compra parecidos;
- Características técnicas semelhantes;
- E a aparência de ambos agradável.
Ainda assim, algo lhe diz que deve haver uma diferença significativa entre eles, mesmo não sendo fácil de perceber durante o processo de compra!
Na verdade há muitos outros fatores além do preço de aquisição que afetam os custos para operar um veículo, vamos chamar a soma destes fatores de Custo Operacional Total ou TCO - do inglês Total Cost of Ownership, e, ao estudar estes fatores, as vantagens em adquirir um Mercedes se destacam dos concorrentes.
Segue outros aspectos que impactam os custos operacionais:
- Implementação;
- Manutenções, reparos e acidentes;
- Desgaste de pneus;
- Mão de obra;
- Financiamento;
- Consumo e preço de combustível/ Arla;
- Impostos;
- Peso e tipo de carga;
- Tipos de trechos (rodoviários, mistos ou severos e fora de estrada);
- Velocidade média;
- Jornada de trabalho;
- Demanda a transportar
E outros custos específicos de cada tipo de operação;
Vejam que há diversos aspectos relevantes a serem considerados à aquisição de um veículo comercial. Estes clientes deverão estar atentos a estes aspectos pois a negligência de algum deles pode significar o insucesso financeiro em suas operações.
Como sabemos, dentro do mercado de transporte de bens, a luta pela sobrevivência faz parte do dia a dia dos pequenos, médios e grandes frotistas. Para tocar este negócio extremamente competitivo, gestores de frotas precisam usar sua criatividade para superar os obstáculos em suas operações diárias.
Mas o que devemos fazer?
Para responder esta pergunta vamos refletir!
Considerando nosso caminhão como uma máquina em uma empresa. Quanto mais tempo a máquina está disponível para operação, melhor para a empresa, isso é eficiência! E quanto menor os custos para operar, mais eficaz é esta operação!
A busca por operações eficientes e eficazes é a uma das chaves do sucesso das empresas, assim, esta deve ser a incansável busca dos frotistas, desde o menor até o maior, e é aqui que a Mercedes-Benz entra.
Nós da Mercedes-Benz do Brasil, podemos ajudá-lo a calcular os custos associados as operações por meio de nossa Calculadora de TCO, onde é possível calcular custos operacionais, dimensionar frotas baseado em uma de terminada necessidade, calcular custos para frete e ainda comparar o custos de diferentes análises, tudo isso com uma ferramenta ágil e de fácil manuseio.
A confiança da Mercedes-Benz nos seus produtos é tanta que está lançando uma ferramenta online gratuita com o foco ajudar os clientes a decidirem suas compras e, principalmente, ajudar seus clientes a terem operações mais eficientes e eficazes por meio de cálculos de custos operacionais.
Além disso, a Estrela oferece uma enorme gama de serviços relacionados a contratos de manutenções, serviços de telemetria via Fleetboard, terceirização de oficinas de clientes, peças remanufaturadas entre outros, tudo isso com foco na saúde financeira de seus clientes, pois quanto mais saudável as operações financeiras das transportadoras, todos o negócio de transporte se torna mais saudável. Isso é pensar fora da caixa!
Assim, mais uma vez a Mercedes-Benz inova, aproximando-se ainda mais das necessidades específicas de cada cliente pois As Estradas falam e a Mercedes-Benz ouve!
Clique aqui para acessar a Calculadora TCO
Manual utilização Calculadora TCO