Ônibus: passagem livre para a evolução
No final do século passado, as ferrovias já estavam bastante desenvolvidas na Europa, mas para o transporte de menor raio não havia opção.
Nesse contexto surgiu o ônibus motorizado. O primeiro modelo foi construído por Carl Benz em 1895, derivado de um automóvel Landau, também de sua fabricação. Transportando oito passageiros, permitiu inaugurar um pioneiro serviço de transporte entre a cidade de Siegen e as localidades de Netphen e Deutz, na Alemanha. Na linha eram empregados dois veículos Benz, com motor de 5 cv, que cobriam o trajeto de quinze quilômetros em uma hora e vinte minutos, fazendo cinco paradas.
As dificuldades iniciais desse serviço, porém, foram grandes: estradas mal conservadas, motoristas inexperientes, mau tempo. Tudo contribuiu para que a iniciativa fosse logo abandonada. No entanto, o conceito do ônibus motorizado estava lançado. Faltava apenas aperfeiçoar a técnica. Três anos depois, em 1898, foi inaugurado o primeiro serviço público de ônibus na cidade alemã de Wuerttemberg. Na mesma época, no sul do país, circulavam veículos dos Correios com motores Daimler. Esta empresa, a Daimler, passou a oferecer quatro diferentes modelos de ônibus, com motores Phoenix de 4 a 10 cv e capacidade de seis a dezesseis passageiros.


Também com veículos Daimler teve Inicio em 1905 o serviço público de transporte urbano de Berlim. Eram ônibus de dois andares, com catorze assentos na parte inferior e dezoito na superior. Conforme registro da época já no primeiro dia foram transportados 3.900 passageiros.
A técnica evoluía a passos largos. Comprovando sua robustez, um modelo de fabricação Benz completa 12 mil quilômetros rodados sem o menor problema de motor câmbio ou pneus. O feito data de 1910, ano em que foi introduzido o câmbio hidráulico, melhorado o desempenho dos veículos.
Conforto era também uma meta importante. Em 1911, a Daimler lança um ônibus de luxo, com poltronas estofadas, janelas basculantes e calefação no piso. Um veículo muito à frente de sua época.
Na revolução do ônibus, o advento da Primeira Guerra Mundial representa um obstáculo, pois os fabricantes de veículos se concentram na produção de caminhões. No entanto, com o fim do conflito esse panorama começa a mudar. E na década de 20 surgem importantes novidades. O motor diesel é a principal. Mas também são introduzidos o freio a ar comprimido e o chassi de estrutura baixa, com vigas apoiadas sobre o eixo traseiro. Cada aperfeiçoamento melhora a dirigibilidade, o conforto e a segurança dos veículos. As estradas também são melhoradas. E o ônibus conquista adeptos em escala crescente. Dissociado do conceito de caminhão, base para os primeiros modelos, ele atinge sua configuração específica e ingressa na idade adulta.
A década de 30 marca o começo da diferenciação entre os modelos urbanos e os rodoviários. As estradas, cada vez melhores, permitem velocidades sempre mais elevadas. A média, que na Alemanha já alcançava os 73 km/h, passa a superar a casa dos 100 km/h e o transporte em ônibus toma-se mais rápido que o realizado por trem. Tanto nas estradas quanto na paisagem urbana, o ônibus já está definitivamente integrado.
Os anos 50 trazem novos e importantes marcos na evolução do ônibus. Em 1953 é introduzida a carroçaria monobloco, desenvolvida com base na estrutura dos modernos aviões. Hoje adotada no mundo ínteiro, essa inovação verdadeiramente revolucionária veio permitir a construção de veículos mais ágeis, com menor peso, maior estabilidade e mais conforto.
Ao longo dos anos, o ônibus evoluiu muito. E muito ainda está por vir.
