
Mercedes-Benz leva a exclusiva tecnologia do MirrorCam para as corridas da Copa Truck
- Quatro dos sete caminhões Actros da ASG Motorsport, atual campeã da competição, já contarão com o MirrorCam de 2ª geração na abertura da temporada 2023, em Goiânia
- Todos os sete pilotos da ASG terão essa novidade tecnológica em seus caminhões este ano, obtendo vantagens em termos de aerodinâmica e melhor visualização das pistas nas disputas por posições
- Mercedes-Benz Actros é o atual bicampeão da Copa Truck no Brasil
- Actros “Estrela Delas” será um dos caminhões-madrinhas da primeira prova do ano
O Mercedes-Benz Actros, caminhão bicampeão da Copa Truck em 2021 e 2022, iniciará a temporada 2023 com uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira na competição: quatro dos sete caminhões da ASG Motorsport estarão equipados com MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais.
Parceira da Mercedes-Benz pelo segundo ano, a ASG Motorsport é a atual campeã da Copa Truck. Em 2023, a equipe contará com sete pilotos, todos levando a força e a alta competitividade do Actros para as pistas de corrida. A primeira etapa do ano será realizada no próximo domingo, 19 de março, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, capital de Goiás.
Conforme o regulamento, serão duas provas dessa 1ª etapa, que marca os sete anos da Copa Truck, iniciada, em 2017, justamente nessa pista. O circuito de 3.835 metros, com reta principal de cerca de 1.000 metros e 12 curvas, é muito exigente com os freios, desafiando ainda mais os competidores, que precisam mesclar altas velocidades com freadas bruscas em alguns pontos do circuito.
Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.
O logotipo “CTC” estará em evidência em alguns caminhões da ASG, divulgando o modelo de negócio de customização de caminhões que vem crescendo dentro das soluções oferecidas pela Mercedes-Benz do Brasil ao mercado.
Com essa iniciativa, que trará benefícios aos pilotos, a Mercedes-Benz se mostra ouvindo cada uma das vozes, incluindo a dos parceiros da ASG Motorsport.
Mercedes-Benz tem tradição vitoriosa nas corridas de caminhão
“A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas”, diz Jefferson Ferrarez. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.
Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão o FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.
A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.
Actros “Estrela Delas” será caminhão-madrinha em Goiânia
O caminhão Mercedes-Benz ganhará mais destaque ainda em Goiânia. O Actros “Estrela Delas” será um dos caminhões-madrinhas da primeira prova do ano.
Lançada pela Mercedes-Benz em 8 de março do ano passado, no Dia Internacional da Mulher, a campanha “Caminhão A Voz Delas” foi uma ação especial que buscou homenagear caminhoneiras e cristais (companheiras dos motoristas), que viajam Brasil afora e conhecem muito bem a realidade e os desafios das estradas. Como decorrência, elas foram convidadas a interagir com as redes sociais da marca, votando em enquetes para escolher itens, nome e visual de um Actros especialmente desenvolvido para o público feminino.
“Com essa ação, resolvemos homenagear essas mulheres inspiradoras, que podem chegar a qualquer lugar com o seu talento e sua garra, superando o que vier pela frente”, destaca Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Surgiu então a ideia de criar um Actros feito por elas e para elas, daí o convite para que caminhoneiras e cristais nos ajudassem a compor um modelo ideal para as mulheres”.
“Esse Actros, oficialmente chamado de Estrela Delas, irá percorrer o País, em diversos eventos, levando saúde, conhecimento e conscientização, a fim de facilitar a vida das caminhoneiras e cristais nas estradas”, informa Ebru Semizer. “Tudo em total sintonia com o ecossistema do transporte responsável, enfatizando os princípios ESG na nossa Empresa”.
Roberval estreia Actros zero km na Copa Truck 2023
Para este ano, a ASG passa a contar com sete pilotos. Roberval Andrade, proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, chega com um Actros zero km este ano e ganha a companhia de pilotos que estreiam na competição: Caio Castro, que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo, que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo.
A equipe também conta com os pilotos Daniel Kelemen e Jaidson Zini, que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate e Luiz Lopes, que estavam ligados a outras equipes em 2022.
2ª geração do MirrorCam – braços das câmeras 10 centímetros mais curtos
A 2ª geração do MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa e que chega ao Brasil com o Actros em 2023, agora pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Um dos benefícios decorrentes do encurtamento dos braços da câmera é que os motoristas agora podem andar na marcha à ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do retrovisor comum.
A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de câmeras, que foi originalmente projetado para ser muito brilhante, significa que os monitores, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado, retratam a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão. Além disso, agora o sistema MirrorCam aprimorado consegue ajudar também no gerenciamento de situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.
Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque, com a cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.
Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis.
A Mercedes-Benz Trucks apresentou um caminhão com câmeras em vez de retrovisores em 2014, no caminhão-conceito “Mercedes-Benz Future Truck 2025”. Em 2018, ela foi a primeira fabricante do setor a introduzir a produção em série do MirrorCam, consolidando o primeiro sistema de retrovisores digitais por câmeras para caminhões. Um veículo produzido com MirrorCam não tinha mais os espelhos principais e os grandes angulares tradicionais. Em vez disso, recebia um sistema composto por duas câmeras conectadas à esquerda e à direita na estrutura do teto da cabina, com dois monitores digitais nas colunas internas, juntamente com os controles correspondentes no cockpit do motorista.
Transmissão pela Band, SporTV e nas redes sociais
Com previsão de início às 11h00, as duas provas da 1ª etapa de 2023, em Goiânia, serão transmitidas pela Band na TV aberta e pelo SporTV nos canais por assinatura. Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.