Elementos do BRT

Um sistema BRT bem-sucedido consiste em componentes individuais bem planejados em perfeita sintonia. Só com um conceito de planejamento integral sob consideração de todos os aspetos, é que um sistema BRT poderá desenvolver todas as suas vantagens.

  • Faixas de rodagem separadas.

O elemento mais visível de um sistema BRT são as faixas de ônibus exclusivas. A independência do restante trânsito assegura viagens rápidas e uma elevada confiabilidade da operação – para maior satisfação dos passageiros.

  • Circuitos de prioridade.

Um elemento importante para atingir uma velocidade de viagem elevada é a utilização de sistemas modernos "ITS" (Intelligent Transport System). Com estes, os ônibus recebem prioridade nos semáforos, podendo atravessar os cruzamentos sem perdas de tempo.

  • Acesso sem barreiras.

As paradas BRT oferecem acessos sem degraus ao veículo, permitindo entradas e saídas rápidas bem como o acesso fácil para passageiros com mobilidade reduzida. Na Europa, América do Norte e na maioria das cidades asiáticas, as paradas estão dimensionadas para a utilização de ônibus de piso baixo. A maioria dos sistemas BRT na América Latina aposta em paradas com plataformas elevadas dotadas de rampas que permitem também o acesso, sem degraus, aos ônibus de piso alto cuja capacidade de passageiros é maior que a dos similares de piso baixo. Guias especiais permitem aos motoristas a aproximação precisa às paradas.

  • Pré-pagamento.

A venda de bilhetes nos sistemas BRT é efetuada nas estações e não pelo cobrador ou motorista. Desta forma são reduzidos os tempos de permanência nas paradas, diminuindo o tempo total de viagem o que torna este modal mais atrativo. Os sistemas BRT são flexíveis, tanto no que diz respeito à escolha do sistema de bilhetagem, como também no que diz respeito ao método de verificação do bilhete. Desta forma são possíveis sistemas de bilhetagem tanto abertos como fechados.

  • Integração intermodal.

As linhas BRT fazem parte de uma rede de transportes públicos com diversos meios de transporte que, em regra, são interligados de forma coordenada. Os sistemas BRT na América Latina consistem frequentemente em linhas troncais, operadas com ônibus articulados em intervalos curtos, e linhas alimentadoras com ônibus tradicionais, provenientes das áreas periféricas que se dirigem a terminais de transferência onde a integração com os sistemas troncais é realizada. Nos sistemas europeus e norte-americanos, além da integração aos outros meios de transporte públicos, são criados frequentemente espaços de P+R (Park and Ride - Estacione e Viaje) ou B+R (Bike and Ride – Bicicleta e Viaje) bem como sistemas de aluguel de bicicletas na proximidade das paradas.

  • Veículos BRT.

Os ônibus utilizados nos sistemas BRT são adaptados aos requisitos específicos de cada sistema. Estas adaptações incluem a tecnologia de propulsão, o tamanho e a altura do piso do ônibus, bem como a concepção do mesmo.

A maioria dos sistemas em todo o mundo é operada com ônibus a diesel. No entanto, a flexibilidade do sistema permite a utilização das mais diversas tecnologias de propulsão. Os ônibus articulados mostraram ser a melhor opção para sistemas BRT em todo o mundo. Além disso, os ônibus extra longos oferecem uma maior capacidade de transporte substituindo 2, ou até 3, ônibus convencionais