Edições Anteriores
Parceiros premiados em 2023:
Concessionárias
SAVANA Comércio de Veículos (Curitiba-PR) - Na boleia da felicidade
O objetivo da ação socioambiental da Savana foi proporcionar momentos de alegria e descontração aos idosos do Lar Doce Aconchego no bairro Cajuru em Curitiba, além de estimular atividades psicomotoras como músicas cantadas e tocadas no violão, “mini caminhão” simulador e uma tábua sensorial. Destacando que tudo foi confeccionado com materiais recicláveis e que seriam descartados no lixo, a fim de contribuir com o impacto ambiental dentro do cotidiano da empresa.
STA Caminhões Veículos e Serviços (João Pessoa/PB) - Ecorenove
Visando um futuro mais sustentável, procuramos desenvolver um projeto que estimulasse nossa equipe interna, bem como o público geral, a fazer o descarte consciente de resíduos eletroeletrônicos, visto que os mesmos não podem ser descartados junto ao lixo comum. Ainda, evitando o acúmulo de lixo sem destino, proporcionamos a reciclagem do material descartado, tornando-o útil novamente para a sociedade. Trabalhando sob os princípios da governança ambiental, social e corporativa e fazendo nossa parte para a preservação do meio ambiente.
Pedro Monteleone (Barretos/SP) - Ambitrucks
A Mercedes-Benz demonstra preocupação com questões ambientais e toma várias medidas para abordar a sustentabilidade em suas operações e produtos. Alinhado a isso, a Pedro Monteleone criou o canal AMBITRUCKS no Youtube a fim de divulgar ações que a empresa trata no seu dia a dia, incentivando consumidores, parceiros e até concorrentes a se envolverem com temas relacionados a sustentabilidade.
Fornecedores
Acumuladores Moura (Belo Jardim/PE) - Moura BESS: Viabilização das Primeiras Usinas Híbridas em Sistemas Isolados do Brasil
Com o desenvolvimento e implantação de sistemas de armazenamento de energia com tecnologia de baterias 100% nacionais, é possível viabilizar a operação das primeiras usinas híbridas em Sistemas Isolados (SISOL) no Brasil, oriundos de Leilão regulado pela agência reguladora, a ANEEL. Originalmente, as usinas baseadas apenas na geração térmica à diesel, podem ser hibridizadas com a instalação de sistemas fotovoltaicos (SFVs), e a partir de um certo nível de participação de fonte renovável não-despachável, torna-se imprescindível o uso de sistemas de armazenamento de energia (BESS), que armazenam o excedente de geração limpa e suavizam as variações de geração que interferem na estabilidade da rede isolada, tornando a solução mais eficiente e economizando diesel. Este projeto evidencia um novo horizonte para as soluções de suprimento nas cidades isoladas da Amazônia, trazendo benefícios socioambientais e econômicos para a região.
Iochpe Maxion (Cruzeiro/SP) - Desenvolvimento de tinta em pó baixa cura
Visando inovação, sustentabilidade e busca por tecnologias para melhor competitividade no mercado a Iochpe Maxion propôs um projeto para reduzir em 1,9 % as emissões de CO2 na planta de Cruzeiro, São Paulo, através do desenvolvimento de uma nova formulação de tinta em pó que permite trabalhar com menor temperatura de processo das estufas.
Sociedade Michelin (Rio de Janeiro/RJ) - Juntos pelo Extrativismo da Borracha na Amazônia
A iniciativa Juntos pelo extrativismo na Amazônia é uma parceira da Michelin, WWF-Brasil, Fundação Michelin, Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA), USAID, Imaflora, Memorial Chico Mendes (MCM) e CNS, esse trabalho tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da borracha e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento socioambiental da região amazônica, preservando a natureza e fortalecendo comunidades indígenas e tradicionais, com remuneração justa aos extrativistas. Esse formato de coleta de borracha nativa da Amazônia, que é uma das principais cadeias produtivas para a geração de renda de forma sustentável na região, é uma solução climática que conserva a floresta em pé por meio da participação ativa das comunidades locais. E o fortalecimento dessa cadeia é essencial porque gera uma rede robusta que conecta pessoas, biodiversidade, clima, território, negócios e oportunidades.
Parceiros premiados em 2022:
Concessionárias
Ingá (Cambé/PR) - Sustentabilidade Sobre Rodas
Ao substituir os pesos de chumbo no balanceamento dos pneus de veículos de carga, o projeto pode proporcionar o aumento da durabilidade dos pneus, reduzir o consumo de combustíveis e custos de revisão, além de evitar a emissão de 51.23g de CO2 por litro de combustível.
Pirasa (Piracicaba/SP) - Energia Solidária
Buscando alcançar suas metas de redução de emissões de CO2, o Grupo Pirasa realizou a instalação de placas solares em suas concessionárias. Com as economias promovidas pela geração de energia, a unidade realizou a doação de equipamentos de iluminação mais eficientes para entidades filantrópicas da comunidade, assim proporcionando a elas a otimização do consumo e consequente redução das despesas.
Rodobens (Ji-Paraná/RO) - A Vez Delas
O projeto ofereceu um curso completo de manutenção de veículos comerciais para mulheres, em sua maioria mães-solo, para capacitá-las e oferecer mais oportunidades de trabalho. Em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, a Rodobens ofereceu transporte e alimentação a todas, além de disponibilizar atividades recreativas aos filhos destas mulheres durante toda a duração do curso.
Fornecedores
Eaton (São José Dos Campos/SP) - Recuperação De Graxa Grafitada
Com o desenvolvimento do projeto, a graxa grafitada utilizada nas prensas da forjaria passou a ser reaplicada, sem perda de qualidade, na etapa de rebate do processo de forjamento de válvulas. Com isso a unidade reduziu o consumo em 51% de graxa nova, redução de 26% na geração de resíduos e atingiu uma economia de 626 mil reais em 2021.
Eaton (Mogi Mirim/SP) - Recuperação Energética Para Forno De Revenimento
Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais gerados pelo processo produtivo, foi implantada a melhoria no sistema de tratamento térmico a partir do redirecionamento da dissipação de energia dos fornos contínuos para o forno de revenimento. Desta forma, houve a redução de 80% do consumo de energia elétrica do processo, o equivalente a 350 mWh que evitam a emissão de cerca de 44 toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
Schulz S.A (Joinville/SC) - Aterro Zero
Usinagem E Pintura: Há quase duas décadas a Schulz vem realizando a reciclagem interna dos cavacos metálicos do processo de usinagem, os quais representam 75% dos seus resíduos gerados. Os cavacos são processados em forma de briquetes e retornam para a fundição para a produção de novas peças da companhia. De 2021 a agosto de 2022, a Schulz deixou de enviar 206 toneladas de resíduos para aterros e em 10 anos possibilitaram o reuso de 40 mil toneladas de cavacos.
SKF Do Brasil (Jundiaí/SP) - Educação Continuada SKF
Através do oferecimento de capacitação técnica, o projeto buscou promover a inserção de pessoas da comunidade no mercado de trabalho. Em parceira com a prefeitura local, foram realizadas aulas de linguagem de programação para alunos da rede pública. Também houve o desenvolvimento do programa “Emprega Mais” em parceria com o SENAI para capacitação na área de manutenção, usinagem e logística dentro da fábrica da SKF. A ação teve uma efetividade de 94% na inserção dos participantes no mercado da região.
ZF do Brasil (Sorocaba/SP) - Air Leak Busters
Foi implantado um sistema de detecção, identificação e eliminação de vazamentos de ar comprimido com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica e gás carbônico consumidos no sistema. A partir do projeto a ZF conseguiu diminuir o consumo de 500 mWh de energia e contribuiu para a conscientização dos colaboradores que replicam aos colegas a importância de sanar os vazamentos e os ganhos ambientais do assunto.