O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade empresarial é um dos principais compromissos da Mercedes-Benz do Brasil. Muito mais do que respeito ao meio ambiente, atuar como uma empresa sustentável nos negócios compreende também abranger fatores sociais e econômicos, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
 
Por aqui, a sustentabilidade é desenvolvida de acordo com os pilares elencados globalmente pelo Grupo Daimler Truck, ao qual a Mercedes-Benz do Brasil pertence. São eles: redução de emissões; mobilidade e qualidade de vida para as cidades; segurança no trânsito; respeito aos direitos humanos; economia circular e gestão responsável de dados e da conectividade.

Com base nesta estratégia, todas as iniciativas estão interligadas a partir dos princípios ESG e englobam todas as práticas sustentáveis lideradas pela gestão corporativa.

Na Mercedes-Benz do Brasil, a estratégia ESG é vislumbrada na campanha Caminhos para um Novo Mundo, que demonstra a série de transformações desenvolvidas para o negócio sustentável, por meio de produtos e serviços conectados com a mobilidade do presente e do futuro, preservando o meio ambiente e seus recursos, a integridade e a diversidade dos nossos talentos.

Afinal, o que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança), geralmente utilizada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

A sigla surgiu pela primeira vez em 2005 a partir de um relatório intitulado "Who Cares Wins" (Ganha quem se importa, em tradução livre) como resultado de uma iniciativa liderada pela ONU (Organização das Nações Unidas). À época, concluiu-se que a incorporação desses fatores no mercado financeiro gerava mercados mais sustentáveis e melhores resultados para a sociedade.

O termo une três fatores que mostram o quanto uma empresa está comprometida em manter sua operação comercial de forma mais sustentável nos âmbitos não só do negócio, mas principalmente ambiental e social por meio de uma governança responsável.