- Avant-première do ônibus articulado elétrico eO500UA
- Lançamento do chassi LO 1116 a diesel para micro-ônibus urbanos e rodoviários
- Lançamento do chassi OF 1619 L a diesel com suspensão pneumática integral para urbanos e fretamento de 11m
- A mais completa linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários com tecnologia BlueTec 6
- A mais completa linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários com tecnologia BlueTec 6
- FleetBus, sistema de gestão para frota de ônibus
- Estoque Consignado e Planos de Manutenção para ônibus são destaques do amplo portfólio de peças e serviços
- Banco Mercedes-Benz é o primeiro a oferecer financiamento via Fundo Clima e Novo Refrota
- Consórcio Mercedes-Benz sorterá um chassi de micro-ônibus entre todos os cotistas de 2024
- Mercedes-Benz disponibilizará demo-drive na LatBus com um ônibus elétrico eO500U e um OF com transmissão automatizada da marca
Líder de mercado há quase 70 anos, além de pioneira e vanguardista no desenvolvimento de chassis e tecnologias de ônibus no País, a Mercedes-Benz do Brasil reservou grandes atrações para a LatBus 2024. Este é o maior evento do setor na América Latina, que será realizado na São Paulo Expo, na capital paulista, entre 6 e 8 de agosto.
A avant-première do ônibus articulado elétrico eO500UA, o lançamento do chassi LO 1116 para micro-ônibus urbanos e rodoviários e várias novidades que consolidam a mais completa linha de chassis de ônibus com tecnologia BlueTec 6 são grandes destaques da participação da marca na LatBus.
Além de seus consagrados chassis de ônibus, a Mercedes-Benz também apresenta no evento uma série de diferenciais do amplo e diversificado portfólio de peças e serviços. Entre eles, o FleetBus, sistema de telemetria para gestão de frota de ônibus, Estoque Consignado e Planos de Manutenção. As soluções oferecidas pela marca incluem ainda serviços financeiros do Banco Mercedes-Benz e do Consórcio Mercedes-Benz, que atenderão os clientes no estande da marca.
Além da exposição de alguns modelos de chassis de ônibus, a Mercedes-Benz disponibilizará demo-drive na LatBus um ônibus elétrico eO500U e um OF com transmissão automatizada da marca.
“Nós estamos sempre em evolução e nunca paramos de inovar e aprimorar o leque de produtos e serviços que entregamos aos clientes, operadores e gestores de transporte”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse sentido, vamos demonstrar, durante a LatBus, os avanços da marca em mobilidade elétrica e no portfólio BlueTec 6, com soluções que atuam conjuntamente para a redução de emissões, melhoria da qualidade do ar e preservação ambiental. Tudo a ver com o ecossistema do transporte responsável e a sustentabilidade, reforçando o compromisso da Empresa com os pilares ESG. Seguimos assim pensando no coletivo e pensando no futuro, esse é o nosso propósito diário”.
Avant-première do ônibus elétrico articulado eO500UA
“O nosso primeiro elétrico articulado, irmão maior do eO500U que já circula pelas ruas de São Paulo, está sendo desenvolvido e será produzido no Brasil, em nossa fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Este veículo começará a circular no País em 2026 e será exportado para países da América Latina. Dessa forma, estamos expandindo o portfólio de elétricos. Trata-se de mais uma brilhante e marcante conquista do nosso time brasileiro”.
“O eO500UA é um articulado de Piso Baixo para carrocerias de 18 metros, também indicado para grandes capitais. Sua tecnologia se diferencia do irmão menor eO500U porque ele tem motor elétrico central, em vez de motor nas rodas. Além disso, utiliza tecnologia de baterias NMC3 de última geração, com autonomia de até 250 km – e transportando 120 passageiros”, informa Walter Barbosa. “Conforme destacou Achim Puchert, as entregas do eO500UA ocorrerão a partir de 2026, mas todos os clientes interessados podem nos procurar na LatBus, pois já estamos preparados para ajudá-los a adotar o eO500U e também o articulado em suas frotas”.
Desenvolvido no País, o eO500U da Mercedes-Benz já é uma realidade na produção e nas vendas no País. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam, prevendo-se superar as 200 unidades até o final de 2024. Além disso, temos a expectativa de iniciar testes em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória ainda neste segundo semestre. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano das grandes capitais”, afirma Achim Puchert. “Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso, em alinhamento com a estratégia global de práticas de ESG da Daimler Buses”.
Além do Brasil, o eO500U já foi apresentado aos mercados do Chile e da Argentina, com expectativa para o México. “Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano, nosso elétrico atenderá às especificações de cada país. O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana”, conclui Achim Puchert.
Lançamentos e novidades do portfólio BlueTec 6
“A tecnologia BlueTec 6 dos veículos comerciais a diesel, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), está presente hoje em toda a nossa linha de urbanos e rodoviários”, ressalta Walter Barbosa. “Com isso, entregamos soluções eficientes e rentáveis aos clientes, com motores que se destacam pelo baixo índice de emissões de poluentes como Óxidos de Nitrogênio e Material Particulado”.
LO 1116 – Novo modelo de chassi LO para o segmento de micro-ônibus, já atendido pela Mercedes-Benz com o consagrado LO 916. O novo LO 1116 tem capacidade técnica de 10,8 toneladas de PBT (1,4 tonelada a mais que o LO 916), podendo receber carrocerias de 9,2 metros de comprimento (entre-eixos de 4.800 mm) ou de 10,4 metros (entre-eixos de 5.500 mm; neste caso, 1,2 metro a mais em relação ao LO 916). Para as aplicações urbanas, com entre-eixos de 4.800 mm, a lotação chega até 50 passageiros (ganho de 15 a 20 aproximadamente) e para aplicação rodoviária em fretamento e transporte executivo, com entre-eixos de 5.500 mm, a capacidade varia de 36 a 40 assentos (ganho de 4 a 8 assentos).
OF 1619 L com suspensão pneumática – Com esse lançamento, a Mercedes-Benz completa o portfólio de chassis de ônibus da linha OF com suspensão pneumática integral. Essa solução proporciona maior conforto para a operação do veículo, maior facilidade de manutenção e melhor acessibilidade dos passageiros, devido à menor altura de degraus em 50 mm, na comparação com a versão de suspensão metálica.
OF 1621 – Modelo único no mercado, desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos. Como resultado, o OF 1621 pode receber carrocerias de até 12,5 metros, permitindo configuração até 48 assentos, atendendo demanda de fretamento de funcionários de empresas, indústrias e outras demandas corporativas.
OF 1726 L com nova caixa de transmissão automatizada Mercedes-Benz – Disponibilidade da caixa automatizada MB G90 sem pedal de embreagem para o chassi OF 1726 L. Essa novidade também pode ser aplicada aos modelos OF 1619 e OF 1721, proporcionando melhor conforto e maior segurança na condução dos ônibus nas viagens urbanas e rodoviárias, devido às trocas automatizadas das marchas.
O 500 RSD 2445 com pacote de segurança de série mais amplo – Com o objetivo de oferecer um nível ainda maior de segurança para os chassis de ônibus rodoviários pesados, a Mercedes-Benz está equipando o O 500 RSD de 450 cavalos com um pacote de segurança de série mais completo. Destaque para itens de avançada tecnologia, como o ABA5 (frenagem de emergência), LDWS (leitor de faixa), ACC (piloto automático adaptativo) e IHC (farol alto inteligente). Essa novidade amplia o nível de segurança para passageiros e o motorista, além de contribuir para maior desempenho e conforto neste segmento de transporte rodoviário de passageiros.
O 500 UA/UDA – Os modelos de chassis de ônibus articulado (O 500 UA) e superarticulado (O 500 UDA) complementam o portfólio BlueTec 6. As versões de Piso Baixo e Piso Alto podem receber carrocerias de 18 a 23 metros, sendo ideais para aplicação em corredores, faixas exclusivas e sistemas BRT de alta demanda de passageiros. Os superarticulados O 500 UDA BlueTec 6 são uma exclusividade da Mercedes-Benz no mercado, com a maior capacidade de transporte no segmento urbano, entre 170 a 200 passageiros, conforme a configuração interna do ônibus.
“A preferência dos clientes pelos nossos chassis das linhas LO e OF deve-se a vários diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, baixo custo operacional, disponibilidade e confiabilidade no transporte urbano e rodoviário de passageiros, como nas operações de fretamento”, destaca Walter Barbosa. “Além disso, nossos ônibus oferecem alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”.
“Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários da família O 500 reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e com o ecossistema do transporte responsável”, diz Walter Barbosa. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus no Brasil, fato que se confirma há quase 70 anos no País”.
FleetBus, Peças e Serviços para clientes de ônibus
“Além de oferecer a melhor opção para cada segmento de ônibus, os veículos Mercedes-Benz também têm um importante papel econômico, que é garantir disponibilidade e rentabilidade aos clientes. É aí que se destacam os nossos serviços”, ressalta Walter Barbosa.
Um grande diferencial da Mercedes-Benz é o FleetBus, sistema de gestão dedicado à frota de ônibus dos clientes. Ele permite total acesso às informações do veículo em tempo real. “Além dos benefícios comuns das telemetrias, com o FleetBus é possível otimizar a manutenção da frota, reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos ônibus”, destaca Walter Barbosa. “Aliás, já temos mais de 470 ônibus vendidos com FleetBus, entre modelos BlueTec 6 a diesel e elétricos”.
Como é reconhecido no mercado, a Mercedes-Benz oferece aos clientes um portfólio de peças e serviços amplo e abrangente. Para a LatBus, a marca traz destaques, como, por exemplo, os Planos de Manutenção Best Basic, Complete e Complete Plus para ônibus. “E temos uma grande novidade, o Estoque Consignado, que dá ao cliente a opção de armazenar peças Mercedes-Benz em suas instalações. Dessa forma, garantimos a disponibilidade em tempo real, com atendimento eficiente e rapidez no fornecimento de peças”.
Consórcio Mercedes-Benz
Ainda com relação à entrega de soluções ao cliente, a Mercedes-Benz do Brasil é referência em Serviços Financeiros. O Consórcio Mercedes-Benz, por exemplo, apresenta na LatBus vários planos customizados para ônibus, além de divulgar promoções pontuais para o evento. Um desses planos, já em andamento, o Vozes da Estrada Volume 8, premiou 47 clientes de todo o Brasil com uma experiência especial durante a LatBus. Isso envolve visita à fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) e ao evento, além de programação gastronômica e de relacionamento.
Já o Plano Pontual garante a aquisição da carta de crédito na 6ª parcela ou na 3ª ainda em 2024. Durante a LatBus também estão sendo anunciados alguns atrativos para todos os planos, como a redução de 50% nas 5 primeiras parcelas, com a diferença diluída nas demais prestações, promoção válida até dezembro deste ano. Na LatBus será oferecido ainda desconto de 20% na primeira parcela da taxa de administração de todos os planos.
A cereja do bolo é que o Consórcio Mercedes-Benz irá sortear um chassi de micro-ônibus LO 916 entre todos os cotistas deste ano, com entrega do veículo em 2025.
Banco Mercedes-Benz é o primeiro a operacionalizar o Fundo Clima
Ainda com relação a serviços financeiros, na LatBus, o Banco Mercedes-Benz traz duas grandes novidades para o mercado. Ele é o primeiro a operacionalizar a linha do BNDES Finame com recursos do Fundo Clima. Essa linha do BNDES visa garantir recursos essenciais para apoiar projetos voltados à aquisição de veículos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.
“Ou seja, clientes do elétrico eO500U já podem contar com esse recurso. E mais veículos elétricos do nosso portfólio também vão poder contar com o Fundo Clima”, afirma Walter Barbosa.
O Banco Mercedes-Benz também é o primeiro a aderir ao Novo Refrota, financiamento do Pró-Transporte, que está de volta com investimentos do Novo PAC do governo federal. O crédito é concedido com recursos do FGTS, da Caixa Econômica Federal, para aquisição de ônibus BlueTec 6.
“O Fundo Clima, o Novo Refrota e o Novo PAC são instrumentos cruciais para a compra de veículos zero-quilômetro, muito menos poluentes, mais seguros e mais amigáveis ao meio ambiente”, diz Walter Barbosa. “Aliás, muito tem se falado sobre a redução de emissões. É uma pauta urgente para a sustentabilidade ambiental. E nós apostamos em um ecossistema de multissoluções. A linha BlueTec 6, o biodiesel e o diesel verde já são realidade e esperamos o HVO como evolução dos biocombustíveis, além claro da evolução dos elétricos nas grandes capitais”.