Mercedes-Benz anuncia os fornecedores vencedores do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental 2023

Data da publicação: 15/05/2024

  • Acumuladores Moura, Iochpe Maxion e Michelin são os destaques do ano
  • Empresa também premia três concessionários de sua Rede por ações sociais e ambientais
  • Iniciativa da Mercedes-Benz chega à sua 13ª edição, reforçando os princípios ESG na Empresa e no relacionamento com os parceiros de negócio
  • Cases foram avaliados por membros da Mercedes-Benz do Brasil e de universidades convidadas

Mercedes-Benz do Brasil anunciou nesta semana os fornecedores vencedores do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental 2023. Esta iniciativa segue os princípios ESG na Empresa, impulsionando a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. Também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um apelo global à ação para diminuir a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Três cases foram premiados nesta edição do evento (confira detalhes abaixo), destacando os fornecedores Acumuladores Moura, Iochpe Maxion e Michelin.

“Globalmente, o setor de veículos está em transformação. Por isso, é essencial que toda a cadeia automotiva acompanhe as necessidades do novo ecossistema da mobilidade. Além das mudanças previstas para os processos produtivos e tecnologias do futuro, é indispensável pensarmos na sustentabilidade de uma forma mais ampla”, afirma Matthias Kaeding, diretor de Compras da Mercedes-Benz do Brasil. “E estou falando sobre cuidar das pessoas e do meio ambiente, priorizando valores imutáveis de respeito e direitos coletivos que nos levam ao desenvolvimento social”.

“Com essa premiação, a Mercedes-Benz reconhece os esforços dedicados às ações socioambientais em dois elos importantes desua cadeia, seus fornecedores, e seus concessionários”, ressalta Matthias Kaeding. “Com suas iniciativas, nossos parceiros estão fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas, contribuindo assim com a sociedade como um todo”.

Alinhamento com os princípios ESG

“Com base em nossos princípios ESG, estamos indo além de nosso core business, buscando contribuir para o desenvolvimento da sociedade e garantir um futuro mais sustentável”, diz Erica Correa Daumichen, vice-presidente de Produção de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Até 2030, nossa Empresa tem a meta de reduzir aproximadamente 50% de nossas emissões de CO2 do Escopo 1 e 2 e aumentar o escopo de energias renováveis. Além disso, estamos desenvolvendo ações para diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos nos nossos processos produtivos. Diversas iniciativas envolvem também os nossos parceiros, clientes e a sociedade em geral, o que é o caso do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental”.

A comissão julgadora do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental 2023 foi composta por representantes da Empresa e de especialistas de universidades convidadas. Seus membros elegem os projetos que estejam em concordância com o objetivo de conciliar o crescimento dos negócios com a preservação ambiental e a responsabilidade social. Isso se dá por meio de trabalhos que demonstrem exemplos concretos de melhores práticas sustentáveis.

Conheça os fornecedores e os cases vencedores de 2023

Acumuladores Moura – “Moura BESS: viabilização das primeiras usinas híbridas em sistemas isolados do Brasil” – Essa iniciativa da Moura integra o projeto nacional de descarbonização da Amazônia e de abastecimento regular de comunidades isoladas do Norte do País.

Até 30 mil pessoas do estado de Roraima deixarão de utilizar exclusivamente sistemas geradores movidos a combustíveis fósseis, passando a contar com uma tecnologia que consorcia geração fotovoltaica e sistemas de armazenamento de energia. A estimativa é de que 6,7 milhões de litros de óleo diesel deixem de ser queimados, reduzindo a emissão do equivalente a 18 mil toneladas de CO2.

Iochpe Maxion – “Desenvolvimento de tinta em pó baixa cura” – Visando inovação, sustentabilidade e busca por tecnologias para melhor competitividade no mercado, a Iochpe Maxion propôs um projeto para reduzir em 1,9% as emissões de CO2 na planta de Cruzeiro (SP). O trabalho consistiu no desenvolvimento de tintas em pó utilizadas para pintura de componentes estruturais de chassis de caminhões e ônibus, o que permitiu a redução de temperatura das estufas de cura em até 40 °C.

O êxito do alcance de 1,9% representou uma redução de mais de 287 toneladas de CO2. Além disso, a iniciativa proporcionou benefícios indiretos, como a redução da temperatura no ambiente de trabalho e a menor fadiga dos pintores, diante da melhor cobertura da tinta nas peças.

Sociedade Michelin de Part. Ind. e Com. – “Juntos pelo extrativismo da borracha na Amazônia” – Essa iniciativa é fruto de uma parceira da Michelin com a WWF-Brasil, Fundação Michelin, Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA), USAID, Imaflora, Memorial Chico Mendes (MCM) e CNS. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da borracha e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento socioambiental da região amazônica, preservando a natureza e fortalecendo comunidades indígenas e tradicionais, com remuneração justa aos extrativistas.

Resultados do projeto da safra de 2022: mais de 60 mil hectares de floresta diretamente conservados pela atuação dos seringueiros e mais de 60 toneladas de borracha nativa produzidas. A área de atuação envolveu quatro Unidades de Conservação do Amazonas em 5 municípios: Canutama, Pauini, Manicoré, Eirunepé e Itacoatiara. O projeto gerou R$ 900 mil em renda para as famílias, com 250 famílias de seringueiros beneficiadas diretamente.

Mercedes-Benz também premia iniciativas de seus concessionários

Seguindo ainda o objetivo de reconhecer iniciativas de seus parceiros de negócios, a Mercedes-Benz também realiza um programa de incentivo e premiação para ações ambientais e sociais de seus concessionários. Veja a seguir os cases vencedores de 2023.

Pedro Monteleone de Barretos (SP) – “Ambitrucks” – A Mercedes-Benz demonstra preocupação com questões ambientais e toma várias medidas para abordar a sustentabilidade em suas operações e produtos. Alinhado a esse posicionamento, a Pedro Monteleone criou o canal “Ambitrucks” no Youtube, a fim de divulgar ações que o concessionário trata no seu dia a dia, visando assim incentivar consumidores, parceiros e até concorrentes a se envolverem com temas relacionados à sustentabilidade.

O projeto enfatiza que pessoas conscientes tendem a ter uma compreensão mais profunda das questões ambientais, resultando assim em tomadas de decisões coerentes, como consumo sustentável, optando por produtos e serviços com menor impacto ambiental e comércio justo; atividades de conservação como reciclagem; participação em grupos ambientais; voluntariado em projetos de restauração; e adoção de práticas de conservação em suas vidas cotidianas. Com este canal, o concessionário busca uma forma de promover a sustentabilidade, proteção do planeta, envolvendo indivíduos, comunidade, empresas e governo, buscando assim um futuro mais saudável e equilibrado para as próximas gerações.

Savana de Curitiba (PR) – “Na boleia da felicidade” – O objetivo desta ação socioambiental foi proporcionar momentos de alegria e descontração aos idosos do Lar Doce Aconchego no bairro Cajuru em Curitiba, além de estimular atividades psicomotoras como músicas cantadas e tocadas no violão, “mini caminhão” simulador e uma tábua sensorial. Todos os itens foram confeccionados com materiais recicláveis, que foram descartados corretamente, a fim de contribuir com o impacto ambiental dentro do cotidiano da empresa. A ação também teve como objetivo a estimulação dos sentidos e imaginação dos idosos.

A iniciativa obteve sucesso: os idosos se divertiram muito e aproveitaram a ocasião de descontração para relembrar momentos inesquecíveis em sua trajetória. Isso contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, destacando-se ainda pelo impacto ambiental positivo por meio da reutilização de materiais usados que não obtinham mais funções, minimizando assim o processo fabril na elaboração de novos componentes e equipamentos.

STA Caminhões de João Pessoa (PB) – “Ecorenove” – Visando um futuro mais sustentável, a STA desenvolveu um projeto que estimulasse sua equipe, bem como o público em geral, a fazer o descarte consciente de resíduos eletroeletrônicos, que não podem ser descartados como lixo comum e devem ser encaminhados para reciclagem, tornando-o útil novamente para a sociedade.

Numa parceria com a empresa Ecobras, a STA se tornou um ponto de apoio para que a comunidade faça sua parte em prol de um ambiente mais limpo, disponibilizando um ponto de coleta acessível. O concessionário divulgou em suas redes sociais que o espaço está aberto ao público, prestando orientação quanto ao tipo de material aceito para coleta. A Ecobras disponibilizou a caixa coletora e auxilia no processo de reciclagem.

Desde a sua criação, o projeto EcoRenov alcançou resultados notáveis, já tendo contabilizado mais de 1 tonelada de resíduos que garantiram uma nova vida longe de aterros ou incineradoras. Isso incentiva a STA a continuar inovando e expandindo essa ação a fim de atingir um público ainda mais amplo.

Perfil Institucional Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training no interior de São Paulo. Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.

 

Download do Press Release