Manual de segurança
Exigências de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) e Meio Ambiente para Empresas Contratadas
A Mercedes-Benz acredita que todos os acidentes são evitáveis. Isso se aplica aos seus colaboradores e a todos os funcionários de Empresas Contratadas que prestam serviços em nossas plantas.
As empresas contratadas devem atender ao procedimento P.SSO.00.031 - Especificação de SSO e Meio Ambiente para Empresas Contratadas, cujo objetivo é estabelecer, padronizar e informar as Normas e Procedimentos de Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente, de maneira que sejam atendidas para se evitar acidentes pessoais, acidentes materiais, perdas patrimoniais, danos ambientais e ocorrências indesejáveis que possam prejudicar a Contratada e a Contratante.
A Mercedes-Benz reserva o direito de fazer outras exigências com respeito à Segurança, Higiene, Medicina do Trabalho e Prevenção contra Incêndios, sempre que houver entendimento técnico por parte do seu SESMT, quanto a medidas adicionais para a proteção de seus empregados ou da Contratada e de suas instalações.
Para o desenvolvimento dos serviços, objeto(s) dos contratos, as Empresas Contratadas deverão observar e cumprir rigorosamente as normas e procedimentos estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras da Portaria nº 3.214/78 (Ministério do Trabalho).
A critério da fiscalização da Contratante, todo e qualquer trabalho que caracterize riscos à saúde e à integridade física dos empregados poderá ser paralisado e/ou suspenso. Somente será autorizado o seu reinício se forem apresentadas soluções para reversão da situação anteriormente encontrada.
Compete a todos a preservação da saúde e integridade física das pessoas, reduzindo os perigos e riscos ocupacionais.
O referido procedimento será enviado pela área de Compras, quando forem feitas cotações (coleta de preços) para contratação de serviços.